Você já ouviu falar em poluição luminosa?
Provavelmente você já se deparou com algum tipo de poluição luminosa, mas não sabia que esse problema possuía um nome e até mesmo estudos atrelados a ele.
Bastante comum em grandes cidades e centros comerciais, esse é um problema que existe há décadas e, até então, não possui uma certa previsão para ter fim. No entanto, assim como outros tipos de poluição, pode ser diminuída a partir da conscientização.
Engana-se quem pensa que a poluição é apenas aquela que infecta os mares e deixa o horizonte de grandes cidades cinza, com direito a chuva ácida. Existem diversos tipos de poluição, que podem impactar outros aspectos, como no caso da poluição sonora.
A poluição em si pode ser definida como a degradação de um ambiente, principalmente natural, como florestas, mares, solo e atmosfera, por causa de alterações químicas ou físicas, que incluem, por exemplo, o descarte incorreto em mares.
Essa destruição em massa de recursos naturais e ambientes inteiros não prejudica apenas a fauna e flora local, mas também coloca em risco a saúde da humanidade em si, que pode sofrer tanto agora quanto no futuro.
Dentre tantos tipos de poluição, encontra-se a luminosa, que, diferente de uma poluição atmosférica, nem sempre é percebida como um problema de saúde pública e que merece a atenção necessária para ser controlada.
Continue por aqui e entenda um pouco mais sobre essa categoria de poluição, os seus tipos e de que forma diminuir a sua presença nos mais variados lugares do mundo.
O que é a poluição luminosa?
Esse tipo de poluição pode ser definida como o excesso de luzes artificiais emitidas, principalmente, pelas grandes cidades.
Ela está presente em diferentes formatos, como no caso de outdoors, luzes externas de casas e empresas, iluminação pública e até mesmo pelos carros em um dia de trânsito.
Esse problema que, até então parece inofensivo para algumas pessoas, existe há milhares de anos, desde a descoberta do fogo, mas claramente hoje em dia é mais grave, já que a quantidade de iluminação artificial está presente em todos os lugares do planeta.
Um dos seus maiores problemas é que muitas vezes essas luzes irradiam brilho fora do ambiente em que pretendiam iluminar e em conjunto com outras podem criar uma iluminação inadequada perante o ambiente, como, por exemplo, locais próximos a florestas.
Tipos de poluição luminosa
Existem diferentes tipos de poluição luminosa, que variam de acordo com as suas características. Conheça algumas.
Brilho do céu: apesar de estar de noite, o céu brilha em algumas partes, por causa do acúmulo de luzes e a intensidade delas, que muitas vezes podem ser vistas a quilômetros de distância.
Luzes intrusas: são aquelas que contaminam ambientes que até então não teriam qualquer relação com ela, como no caso de residências que recebem luzes do poste da rua, o que pode dificultar até mesmo a rotina de sono.
Ofuscamento: é caracterizada por aquela onde momentaneamente você pode ficar cego, devido a sua potência extremamente alta. Um grande exemplo desse tipo de poluição é quando algum carro surge na contramão com os faróis na mais alta intensidade.
Desordem: é formada pelo acúmulo de diferentes pontos de luz que podem causar desatenção, quedas, acidentes e até mesmo confusão, o que no caso de motoristas é ainda mais grave.
Quais seus impactos?
Os impactos da poluição luminosa são variados, onde os principais podem envolver a dificuldade em realizar análises astrológicas, a dificuldade em se concentrar e até mesmo dormir.
Existem também aqueles considerados até então indiretos, como no caso de florestas e demais ecossistemas que apresentam alteração de comportamento dos animais e demais seres vivos do local. No entanto, são mais diretos do que muitas pessoas pensam.
Por último, não podemos esquecer da redução da visibilidade, já que com tantas luzes próximas pode ser difícil olhar para as estrelas, prestar atenção em algum anúncio ou até mesmo ler um texto.
Já pensou no quanto a vida na cidade seria mais harmoniosa se não houvesse tanto excesso de iluminação artificial? Nós fazemos parte do futuro e convidamos você a conhecer um pouco mais sobre as nossas iniciativas ecológicas.
Somos a primeira empresa a disponibilizar um site que permite a contratação da retirada de resíduos dos mais variados locais. Conte conosco.