Gerenciamento de resíduos em bares e restaurantes: saiba como fazer!

Gerenciamento de resíduos em bares e restaurantes: saiba como fazer!

Algo fundamental para a operação desse tipo de empresa, o gerenciamento de resíduos em bares e restaurantes não só mantém a ordem, como atende a ANVISA e demais órgãos.

Evitar o desperdício e fazer coleta seletiva, bem como destinar os resíduos e descartes para o local correto são algumas das etapas do trabalho de gerenciamento de lixo das organizações que operam com alimentos.

Bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e demais espaços que, além de produzir alimentos, servem e vendem para a população devem seguir uma lista de obrigações, para que tanto a saúde de quem usufrui do local como as leis estejam em ordem.

Provavelmente, você já deve ter visto falar sobre infestações de insetos, pestes, infecções alimentares, o armazenamento incorreto de alimentos e matérias-primas, dentre outras irregularidades.

Inclusive, a questão do gerenciamento de resíduos em bares, restaurantes e a gestão administrativa ineficaz virou até programa de TV, o famoso Pesadelo da Cozinha, que mostrava diversos erros que centenas de restaurantes cometem todos os dias.

Por falar nisso, você sabe quais são os passos necessários para ter um gerenciamento de resíduos em bares e restaurantes eficaz? 

Continue a leitura e surpreenda-se.

Como fazer o gerenciamento de resíduos em bares e restaurantes?

Muito mais que uma série de passos para seguir as leis regulamentadoras do setor, o gerenciamento de resíduos em ambientes assim é fundamental por tornar o descarte de insumos e materiais usados mais eficiente e controlar problemas diversos.

Infecções alimentares, desperdícios, problemas de armazenamento e até mesmo reclamações do sabor e estado dos alimentos serão evitados com uma gestão eficaz.

Veja a seguir as dicas que preparamos e entenda a importância de seguir cada uma corretamente. Não vale pular etapas!

Conheça a lei

Em primeiro lugar: o que a lei espera do seu estabelecimento? A Lei 12.305/10 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que traz todas as diretrizes que restaurantes e bares, dentre outros estabelecimentos, devem seguir.

Essa lei aborda temas como logística reversa, inclusão social de catadores de recicláveis, gestão integrada dos resíduos sólidos e a responsabilidade compartilhada entre os administradores dos ambientes.

Reduza o desperdício

A ideia aqui não é vender produtos do dia anterior ou requentar o que até então seria descartado, mas sim encontrar um equilíbrio entre demanda e produção, para que no final do dia não sejam jogadas centenas de quilos de alimentos para o lixo.

Além disso, o desperdício envolve o armazenamento incorreto de alimentos, que por sua vez são jogados fora antes mesmo de serem preparados, principalmente no caso de carnes e vegetais, que são altamente perecíveis.

Separe o lixo

Mesmo que grande parte do volume de lixo produzido em restaurantes e bares seja orgânico e sem a possibilidade de reciclagem, itens como embalagens, papéis, documentos e notas fiscais devem ser separados.

Fazer a coleta seletiva auxilia o país a melhorar a sua porcentagem de reciclagem, que infelizmente está longe de ser a esperada para um local com proporções continentais.

Conte com a Coletalixo.com!

Para ter a certeza de que os resíduos gerados pelo seu estabelecimento tenham a destinação correta, conte com quem entende do assunto!

Somos o primeiro site brasileiro onde você pode fazer a cotação da coleta dos mais variados tipos de resíduos, com apoio da tecnologia, frota de caminhões e toda a expertise da nossa equipe.
Aproveite para fazer o gerenciamento de resíduos em bares e restaurantes, faça a sua cotação 100% online conosco agora mesmo.