Como fazer cadastro da Amlurb: passo a passo
Empresas e comércios, situados na cidade de São Paulo, que geram mais de 200 litros de lixo por dia, terão que fazer o cadastro da Amlurb até 10 de julho de 2019.
No dia 11 de julho, houve uma prorrogação no prazo de regularização. A nova data limite passou a ser 11/09.
Isso porque, desde 2002, por meio da Lei 13.478/2002, todos esses estabelecimentos devem contratar uma empresa privada para a coleta e destinação do resíduo de forma correta.
Estima-se que a cidade de São Paulo tenha mais de 160 mil grandes geradores de lixo, entre restaurantes, empresas, padarias e lojas.
No entanto, apenas 10% deles são cadastrados na Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, órgão responsável pela fiscalização.
Diante dessa realidade a Amlurb, em abril de 2019, lançou um sistema eletrônico autodeclaratório, o CTR-E (Controle de Resíduos de Grandes Geradores).
Através dele, todos os estabelecimentos comerciais devem fazer o cadastro da Amlurb e se autodeclarar um grande gerador ou não de lixo.
O cadastramento é simples, mas pode gerar algumas dúvidas em meio a tantos campos de preenchimento obrigatório.
Para ajudar, nesse post vamos mostrar o passo a passo de como fazer o cadastramento da Amlurb.
Cadastro da Amlurb
Com a implantação do sistema CTR-E, todos os grandes geradores de lixo deverão se autodeclarar no prazo de até 90 dias após o anúncio da medida, a data limite é 10 de julho, implicando em multa de R$ 1.639,60 para quem não o fizer.
Todo o procedimento é online, competindo a Amlurb controlar desde o cadastramento até a análise do destino final do lixo.
Com o novo sistema, o lixo será destinado para containers ou caçambas que terão códigos de rastreamento (QR Code), o que torna a fiscalização mais eficiente, pois, assim será possível todo o monitoramento dos resíduos.
Como fazer o cadastro?
É só acessar o site https://www.ctre.com.br/login e clicar no botão para “Não tem acesso? Cadastre-se aqui.”
1º passo
Ao abrir a página, informe o seu CNPJ e preencha os demais dados: número do IPTU, nome fantasia, complemento e referência, CCM, ramo de atividade e tipo.
Nessa etapa, você precisará anexar o cartão CNPJ e digitalizar cópias do IPTU em PDF.
2º passo
Agora você precisará preencher o nome completo do responsável, com e-mail, cargo, número de celular, telefone e ramal (se tiver).
3º passo
Nesse terceiro passo informe:
- a quantidade gerada diariamente de resíduos,
- frequência de coleta,
- número de colaboradores,
- local do empreendimento,
- área total,
- área construída.
Você precisa também informar o consumo mensal de energia elétrica (que pode ser obtido na sua conta de luz).
4º passo
É importante que você leia todos os termos de uso e política de privacidade antes de concluir cadastro.
Feito isso, clique em finalizar.
5º passo
Quando você finalizar o processo, será informado qual a classificação que sua empresa se encaixa, o número do protocolo e o código Amlurb.
Mantenha esses números guardados, caso precise.
Caso você seja enquadrado como grande gerador receberá, da Amlurb, um boleto no valor de R$ 228,00 para pagamento.
Como você viu, o cadastro é simples, mas todas as informações precisam ser passadas com segurança e certeza para não correr riscos e ficar em dia com a prefeitura, em relação à coleta de lixo da sua empresa, bem como estar isento de multas.
Se você tiver alguma dúvida no preenchimento e precisa de uma ajuda, entre em contato com a Coletalixo.com e conte com a nossa orientação gratuitamente.
Todos os nossos canais de contato estão disponíveis nesse link.
Não se esqueça que o prazo termina em julho de 2019 para o cadastramento! 💪