O que é carbono neutro e qual a importância desse conceito para empresas?
Conforme a sustentabilidade ganha espaço nas empresas, cresce o número de empreendimentos em busca da marca de carbono neutro.
Esse conceito ganhou destaque após a assinatura do Acordo de Paris, em 2015, ao qual 195 países aderiram, firmando o compromisso de reduzir seus níveis de emissão de CO2 na atmosfera.
Assim, esse é um pacto que visa reduzir os efeitos negativos da ação humana sobre o meio ambiente, pensando, principalmente, na atuação das grandes indústrias, mas também das empresas em geral.
Para entender melhor o que significa o conceito de carbono neutro e qual é a sua importância, continue a leitura!
O que é carbono neutro?
Desde a Revolução Industrial, os processos produtivos realizados pelo ser humano têm usado intensamente o carbono que fica preso nos combustíveis fósseis, ou seja, carvão, petróleo e gás natural.
Quando é queimado, durante esses processos, o carbono é liberado na forma de CO₂, um dos chamados gases de efeito estufa, que aprisionam a radiação solar e reaquecem a superfície terrestre.
Esse é um problema ambiental grave, que afeta a vida de diversos ecossistemas e ameaça a humanidade.
É nesse cenário que surge o conceito de carbono neutro, ou seja, a ideia de que a quantidade de CO2 emitida pelas empresas deve ser igual àquela que é retirada da atmosfera, o que pode ser feito por diferentes vias.
Qual a importância desse conceito?
Secas cada vez mais frequentes e intensas, tempestades violentas, ondas de calor extremas, aumento do nível dos mares, degelo de geleiras e perda de biodiversidade são algumas das consequências do efeito estufa.
Assim, o carbono neutro surge como uma tentativa de reduzir os impactos ambientais causados pelos processos produtivos realizados pelo ser humano.
Para isso, além de reduzir suas emissões de CO2, as empresas também devem compensar aquelas que não puderem ser eliminadas a partir da compra de créditos de carbono.
Esse tipo de compensação acontece por meio da recuperação e preservação de florestas e mares, que são fundamentais para a neutralização desse gás na atmosfera e, portanto, ajudam os empreendimentos a chegarem à marca de carbono neutro.
Vá além do carbono neutro! Seja uma empresa sustentável
Ser uma empresa sustentável vai muito além desse aspecto. Mesmo ao se preocupar com a emissão de gases de efeito estufa, por exemplo, é preciso pensar nas diversas formas de reduzi-la.
Em uma edição recente da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Mudanças Climáticas, estudos mostraram que os lixões no Brasil geram 27 milhões de toneladas de CO₂ no planeta.
Esse quadro é preocupante e consiste em um resultado direto da destinação incorreta do lixo gerado tanto nas residências da população quanto no setor empresarial e comercial.
Assim, o descarte correto dos resíduos se torna uma prática fundamental para a preservação do meio ambiente e deve ser uma preocupação de todo empreendimento.
Por isso, ações práticas como a elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos e a contratação de um serviço de coleta seletiva se tornam pré-requisitos para que a sustentabilidade esteja presente no dia a dia de um negócio.
Agora que você já sabe o que é carbono neutro, continue por aqui e conheça as 3 etapas para se tornar uma empresa sustentável no Brasil!