Certificado de reciclagem: como funciona?
Uma empresa que possua certificado de reciclagem garante que os resíduos produzidos por seu negócio garante um destino correto e conforme as boas práticas de sustentabilidade existentes.
No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina que as indústrias devam dar o fim adequado ao lixo.
Além disso, leis estaduais e municipais também tratam desse importante assunto, pois vivemos momentos difíceis que necessitam com urgência de medidas sérias para reverter o quadro atual com relação ao meio ambiente.
Para se ter ideia do problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou dados apontando o plástico como principal responsável pelo lixo marinho, atingindo um índice de 85% sobre todos os materiais jogados nos rios, mangues e que acabam sendo levados para os oceanos.
A notícia fica ainda mais preocupante quando a entidade internacional prevê que para o ano de 2040 esse volume irá triplicar.
Neste post, apresentaremos a importância e como funciona a obtenção do certificado de reciclagem e do quanto essa ação é importante para o futuro da humanidade. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Como funciona um certificado de reciclagem?
Um certificado de reciclagem, como já mencionado, garante que o destino do lixo produzido por uma empresa terá como caminho cooperativas e empreendimentos especializados nesse processo.
Isso significa que, por exemplo, a corporação tem garantias de que todas as embalagens de seus produtos colocadas no mercado serão recuperadas e terão como resultado o retorno às linhas de produção, para se tornarem novos itens.
O funcionamento dessa prática ocorre quando a marca informa à instituição reguladora a quantidade de resíduos colocados no mundo, como:
- plástico,
- vidro,
- papel,
- metais, etc.
A organização certificadora, a partir desses dados, calcula a quantidade de embalagens que precisam ser recuperadas para que em forma de compensação esses resíduos sejam coletados e tenham o destino correto.
Diante desses números, as empresas certificadas pagam, para as cooperativas e operadores privados já estabelecidos e credenciados, valores que possibilitem que essa ação seja realizada.
Isso possibilita investimento e apoio a cadeia de reciclagem existente e a continuidade do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias em suas tarefas.
Para fechar as contas, as cooperativas e operadores, através de notas fiscais, comprovam que a quantidade determinada de material foi recolhido, separado e destinado a locais que processam e transformam os resíduos em matéria-prima.
Qual a sua importância?
Esse processo facilita a operação para todos os envolvidos, pois seria impossível um produtor recolher suas embalagens no mercado consumidor, por isso a possibilidade de atuar no formato de compensação.
As cooperativas são fortalecidas com esses valores, cumprindo com o seu papel e viabilizando financeiramente a vida de milhões de trabalhadores envolvidos nos momentos de coleta e transporte de resíduos sólidos.
Por último, as indústrias recebem os materiais reciclados e utilizam-no como matéria-prima para a fabricação de novos itens.
Quais os tipos de certificações existentes?
Além do modelo já apresentado, onde o certificado é cedido através da compensação. Porém, existem outras duas formas que também garantem a realização da utilização e descarte correto dos materiais comercializados.
Um deles é o Ponto de Entrega Voluntário (PEV). Nesse caso, a empresa disponibiliza locais para que os consumidores possam levar os materiais destinados ao lixo.
Essa possibilidade depende, portanto, da boa vontade das pessoas e é bastante utilizado para o descarte de produtos eletrônicos e materiais que exigem cuidados especiais, como pilhas e baterias.
Existe também a doação, ou seja, uma forma encontrada por muitas organizações para colaborar com as cooperativas e associações de catadores de resíduos, armazenando seus lixos sólidos e colocando-os à disposição desses negócios gratuitamente.
Para cada modelo são necessárias comprovações que atestem as ações da empresa certificada. Então, se seu empreendimento deseja fazer parte desse movimento, vale um estudo mais aprofundado a respeito.
Conte com a gente! Entre em contato que vamos ter o prazer de ajudar em relação à coleta e transporte dos resíduos sólidos do seu empreendimento.
Agora que você já sabe o que é certificado de reciclagem e seu funcionamento, leia nosso post que apresenta ISO 9001 e ISO 14001: existe diferença?