Como está ocorrendo a coleta de lixo durante o coronavírus em São Paulo?
A coleta de lixo durante o coronavírus é um serviço fundamental para garantir a diminuição do contágio e a limpeza da cidade.
Através desse serviço haverá o descarte correto dos resíduos, evitando que outras pessoas possam se contaminar com o vírus.
Além disso, a coleta de lixo é responsável por evitar a contaminação do solo, rios, mares e fontes de água.
Se você quer saber como está a coleta de lixo durante o coronavírus e quais são as melhores práticas para o descarte de resíduos, leia o nosso post e confira!
Como está a coleta de lixo durante o coronavírus em São Paulo?
Muitos serviços estão suspensos durante a quarentena implementada no estado de São Paulo para combate da proliferação do coronavírus.
No meio de tantos atividades interrompidas, muitas pessoas estão se perguntando como está a coleta de lixo durante o coronavírus visto que se trata de uma atividade essencial para manter o controle e a higienização da cidade.
Devido a sua importância para a saúde pública seu funcionamento ocorre normal durante toda a quarentena.
Quais são as melhores práticas para descartar lixo durante a pandemia?
O objetivo das autoridades sanitárias é evitar a transmissão comunitária, ou seja, quando a contaminação ocorre por fontes não identificadas, aumentando consideravelmente o número de casos.
A transmissão do coronavírus ocorre pelo ar ou pelo contato com secreções contaminadas. Essas secreções podem ser: gotículas de salivas, catarro ou fezes.
Para isso, é fundamental aumentar os cuidados para a coleta de lixo durante o coronavírus e evitar a contaminação dos colaboradores.
Algumas práticas podem ser implementadas para diminuir o risco de contato com o vírus, como:
Reforçar as sacolas de lixo
A prefeitura de SP recomendou reforçar as sacolas para a coleta de lixo durante o coronavírus.
Essa medida dificulta o contato direto do coletor com o dejeto, sem haver perigos de haver contaminação através de superfícies, materiais e resíduos orgânicos contaminados com o vírus.
Para reforçar as sacolas é fundamental fechar bem o lixo e colocá-lo em outra embalagem plástica.
Não utilizar toda a capacidade do saco
Seja para economizar sacolas, ou apenas para facilitar a coleta de resíduos do local, muitas pessoas utilizam a capacidade completa do saco.
Isso faz com que a sacola fique mais cheia, aumentando as chances de estourar e dos colaboradores entrarem em contato com os resíduos que podem estar contaminados com o vírus.
Por isso, sempre busque não utilizar toda a capacidade do saco, facilitando seu fechamento e seu armazenamento sem estourar a sacola e minimizando a quantidade de ar dentro dela, o que também evitará o rompimento.
Não descartar lixo sem estar em sacola
Por mais que você ache que não está contaminado, existem muitos casos de portadores assintomáticos.
Por isso, no decorrer de toda a coleta de lixo durante o coronavírus evite descartar os resíduos de maneira incorreta.
Sempre coloque as embalagens e os resíduos em sacolas, sem estar muito cheias e, se possível, reforçadas.
Essas pequenas medidas trazem mais segurança para os colaboradores que estão se expondo para garantir a coleta de lixo durante o coronavírus e a limpeza da cidade.
Pense no próximo e modifique seus hábitos de descarte de lixo!
Agora que você já sabe que a coleta lixo durante o coronavírus está ocorrendo normalmente, que tal compartilhar essas informações com seus amigos?