O que é e como é feita a compostagem?

O que é e como é feita a compostagem?

A compostagem vem sendo cada vez mais valorizada e muitas famílias fazem uso dessa técnica para a geração de adubo orgânico, que é utilizado como nutriente para as plantas, flores e hortas em suas casas e apartamentos.

Mesmo não sendo uma novidade, essa técnica vem ganhando adeptos em todo o mundo, principalmente em função da conscientização que se inicia na sociedade com relação à sustentabilidade do planeta.

Nesse post vamos apresentar o que é e como é feita a compostagem. Continue lendo e confira!

O que é compostagem?

A compostagem é um processo natural onde materiais orgânicos, como sobras de alimentos e folhas, são degradados através de fungos e bactérias.

Esse material é transformado em húmus, uma substância resultante da decomposição e fermentação de restos de vegetais e animais.

Através dessa atividade, os nutrientes dos resíduos orgânicos são recuperados e devolvidos ao ciclo natural, possibilitando o enriquecimento do solo para a jardinagem e agricultura.

Como ocorre a compostagem?

A compostagem ocorre através de 3 fases:

  • mesofílica,
  • termofílica,
  • maturação.

Vamos mostrar cada uma delas e seus objetivos:

Fase mesofílica

A fase mesofílica da compostagem ocorre quando os fungos e as bactérias mesófilas começam a crescer e se proliferar no material depositado na composteira, ocorrendo, então, a decomposição do lixo orgânico.

Bactérias mesófilas são aquelas que desenvolvem-se em condições de temperaturas moderadas (40 °C). 

Esse primeiro momento dura cerca de 15 dias.

Fase termofílica

A fase termofílica ocorre com a presença de fungos e bactérias, conhecidos como termófilos, que sobrevivem a temperaturas entre 65 °C e 70 °C. 

Nessa fase ocorre, através do revolvimento do material depositado na composteira, a eliminação dos agentes patógenos e a degradação das moléculas mais complexas.

O período dessa fase pode chegar a 2 meses, dependendo das características do material a sofrer o processo.

Fase de maturação

A fase de maturação é a última do processo de compostagem e também pode levar 2 meses.

Nesse período ocorre a diminuição da atividade microbiana, onde a temperatura cai e se aproxima ao estado inicial, além da redução da acidez do material depositado.

A maturação ocorre com a decomposição microbiológica e a matéria orgânica se transforma em húmus, livre de tóxicos, metais pesados e agentes patológicos.

Equipamentos e materiais utilizados no processo de compostagem

Para a realização do processo de compostagem para pequenas quantidades de resíduos, são necessários três caixas plásticas do mesmo tamanho e que possibilitem o encaixe uma nas outras.

Duas dessas caixas precisam ter pequenos furos no fundo e nas laterais, esses que possibilitam a ventilação.

Para pequenas quantidades de compostagem, o ideal é utilizar minhocas, que farão o trabalho de fragmentação da matéria orgânica.

Também é importante que você tenha um pequeno estoque de material orgânico seco, como, folhas ou serragem.

Com esse material você pode iniciar um processo de compostagem doméstica, seguindo as instruções apresentadas nesse post.

Além dessa maneira, existem equipamentos que aceleram e maximizam o processo, como é o caso das composteiras automáticas, de uso residencial, ou ainda dos sistemas mecanizados para empresas.

Qual a importância da separação de lixo?

A separação correta do lixo possibilita que os diversos materiais possam ser aproveitados e reutilizados, sejam eles através de processos industriais, com o reaproveitamento dos produtos recicláveis, ou através das composteiras, conforme demonstrado nesse post.

Não separar o lixo faz com que muitos resíduos sejam levados para o aterro sanitário, onde se perde a possibilidade de sua reutilização.

A compostagem é uma maneira inteligente, barata e prática de melhorar as condições do solo, através de uma adubagem orgânica que não prejudica a natureza e quem consumirá os produtos gerados a partir das hortaliças, plantas e árvores que recebem o húmus.

Como se observa, existem muitas formas de reaproveitar o lixo gerado pela sociedade e o correto destino desse material elimina a poluição ambiental e colabora com a diminuição no uso de matérias-primas.

A Coletalixo.com, através de sua plataforma, oferece as melhores opções para que sua empresa possa destinar da maneira correta e segura os resíduos produzidos pelo seu estabelecimento.
Acesse nosso site e contrate a melhor opção para sua empresa nos serviços de coleta e destino do lixo. Faça sua simulação, é gratuita!