O que é e como funciona um aterro sanitário?
Duas ou três vezes por semana a maioria das residências brasileiras conta com a coleta do lixo em suas ruas.
Você já se preocupou em saber para aonde vai o lixo que produzimos, que é recolhido pelas empresas transportadoras em nossas casas?
Infelizmente, boa parte dele ainda vai para o chamado lixão a céu aberto.
Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 90% das cidades brasileiras contam com coleta de lixo, mas, somente 59% delas possuem aterros sanitários.
Se você quer saber mais sobre o que é e como funciona um aterro sanitário, continue lendo!
O que é um aterro sanitário?
O aterro sanitário é uma espécie de depósito de resíduos sólidos produzidos por residências, indústrias, comércios e até mesmo construções.
Assim, ele deveria ser o destino de resíduos sólidos produzidos pela sociedade em geral. Lá o lixo vai sofrer seu processo natural de degradação.
A preparação do aterro sanitário precisa ser feita com muito cuidado, uma vez que há a produção de chorume na decomposição de lixo orgânico.
O chorume, por sua vez, pode contaminar tanto o solo quanto o lençol freático, produzindo grandes impactos ambientais.
Por isso, os aterros sanitários passam por um processo de construção complexo.
Como funciona um aterro sanitário?
A construção de um aterro sanitário começa na escavação de um buraco, onde posteriormente será destinado o lixo.
Esse buraco precisa ser grande, mas nunca pode ficar a menos de dois metros do lençol freático.
Há a impermeabilização do solo por meio do processo de compactação da terra e a aplicação de uma camada de polietileno de alta densidade, também conhecido como PEAD.
Como os processos acima evitam o escoamento do chorume para a terra, há a necessidade de criar um sistema de drenagem do mesmo, que é feito por meio de calhas.
Também é criado um sistema de captação de biogás, um gás que é produzido durante a decomposição do lixo orgânico e que pode ser utilizado como combustível ou até mesmo para a produção de energia.
Depois da preparação do local, é colocado os resíduos. Para evitar mau cheiro e permitir uma decomposição apropriada, o lixo e coberto com terra.
Fonte: CAMP Guia Goiânia
Todo lixo é enviado para aterros?
Com o atual sistema de coleta de lixo, a grande maioria dos aterros recebe todo tipo de resíduo, o que não é adequado.
Além de estar perdendo uma grande chance de reciclagem de materiais não orgânicos, ainda há um atraso na decomposição dos outros resíduos.
Você provavelmente já viu a tabela que indica o tempo de decomposição de diferentes materiais. E sabe que alguns materiais demoram muito mais tempo para se decompor.
Fonte: Cultura Mix
Por essas razões, o indicado é que apenas lixo que não pode ser reciclado seja enviado para um aterro sanitário.
Qual a obrigação das empresas neste processo?
A obrigação legal das empresas está em fazer a separação correta do lixo e, mais importante, encontrar uma empresa transportadora que tenha responsabilidade ambiental e faça o descarte correto.
Auditar e controlar as práticas das empresas transportadoras é necessário, pois, cabe ao gerador prestar contas da geração e destinação final do seu lixo.
Apesar do aterro sanitário ser um bom destino para os resíduos, você precisa ter certeza que o lixo produzido pelo seu estabelecimento está sendo descartado lá.
Muitas vezes, empresas transportadoras não idôneas fazem descartes irregulares, causando a poluição do solo e do lençol freático. E o que é pior: a responsabilidade civil e criminal recai sobre o gerador do lixo.
Por isso, é necessário contar com um parceiro de confiança que garanta que o lixo produzido pelo seu estabelecimento esteja indo para o local correto!
A Coletalixo.com é um portal que conecta os geradores de lixo com empresas transportadoras, assegurando o descarte correto do seu lixo. Entre em contato conosco para saber mais!