Consumo sustentável: o que é e como implementar no seu negócio!
Toda a sociedade tem por objetivo eliminar ou, ao menos, diminuir os desperdícios.
Isso porque as empresas precisam trabalhar a redução dos custos operacionais para poderem melhorar a lucratividade e viabilizar a operação.
A visão financeira é, sem dúvida, uma necessidade do cotidiano, mas, além disso, existe outro aspecto muito importante que vem ganhando espaço e que é fundamental quando o assunto é sustentabilidade.
Trata-se do consumo sustentável, uma forma de diminuir os desperdícios e colaborar com o meio ambiente e com a natureza.
Nesse artigo vamos apresentar esse conceito e como implementá-lo no seu negócio. Continue lendo e confira!
O que é consumo sustentável?
Consumo sustentável é utilizar produtos e serviços no dia a dia de modo consciente, eliminando ou minimizando o desperdício.
Essa ação tem um impacto enorme no meio ambiente e é muito importante para a sustentabilidade do planeta.
Vale lembrar que os recursos naturais são limitados e que vivemos uma época de consumismo desenfreado, onde grande parte do que é produzido vai parar nos lixos.
Qual a importância do consumo sustentável?
O consumo sustentável precisa ser melhor difundido e aplicado se pretendemos deixar, para as novas e futuras gerações, um planeta em condições de oferecer uma melhor qualidade de vida.
A falta de cuidados com a sustentabilidade leva a natureza a reagir, onde percebem-se mudanças climáticas, proliferação de insetos, contaminação de rios e do mar, destruição das florestas, poluição na atmosfera, espécies em extinção e riscos de catástrofes naturais.
Não são poucos os exemplos de problemas que ocorreram cotidianamente devido a falta de cuidado com o meio ambiente.
Essas reações causam transtornos sérios para a sociedade e tragédias para o ecossistema, ceifando vidas, ecossistemas e destruindo cidades.
Como implementar essas práticas no meu negócio?
Um programa de conscientização junto aos colaboradores e frequentadores da sua empresa, pode ajudar na divulgação do desenvolvimento sustentável.
Pequenas ações possibilitam excelentes resultados em termos de sustentabilidade, como:
- Não adquirir produtos que são testados em animais ou por empresas que exploram seus funcionários;
- Não adquirir produtos e serviços de empresas que não possuem consciência sustentável;
- Evitar o desperdício de energia elétrica, de água e de quaisquer outros recursos;
- Utilizar energia renovável (ex: solar);
- Adquirir móveis com madeiras legalmente extraídas;
- Sempre que possível não imprimir e optar por arquivos digitais;
- Dar preferência para produtos locais e regionais;
- Utilizar sacolas ecológicas;
- Fazer a reciclagem do lixo sólido;
- Ter parcerias com ONGs e Cooperativas de Reciclagem;
- Comprar apenas de empresas que tenham uma preocupação com o meio ambiente, dando preferência às que tenham a ISO 14001;
- Se for um grande gerador, contratar uma empresa autorizada e licenciada para retirar seu lixo.
Essas atitudes diminuem o impacto no ambiente, valorizando os que trabalham a favor da sustentabilidade e colaborando para que muitas empresas reflitam e valorizem os aspectos que envolvem o ecossistema do planeta.
É praticamente impossível a eliminação completa do resíduo sólido, no entanto, a separação desse material e o destino correto possibilita que o lixo possa retornar às indústrias para reprocessamento fabril.
O consumo sustentável possibilita grandes mudanças que tendem a servir de exemplo para outras pessoas.
Sua empresa pode adotar medidas que repercutem no seu negócio, mas que também farão a diferença nos lares dos colaboradores e das pessoas que se relacionam no seu ambiente de trabalho.
Se você é favorável ao consumo sustentável e gostou desse post, convidamos a ler também o artigo Como criar um negócio com sustentabilidade ambiental?.