Descarte de embalagens: é necessário limpá-las?

Descarte de embalagens: é necessário limpá-las?

Muito se tem falado sobre a importância do descarte de embalagens, separando-as para a reutilização e/ou aproveitamento como matéria-prima de novos produtos.

No entanto, existe uma dúvida que divide muitas opiniões: esse material precisa ser limpo antes de ser disponibilizado para os processos de reciclagem?

O uso da água para realizar essa limpeza não estaria também prejudicando o meio ambiente e diminuindo esse recurso que está cada vez mais escasso no planeta?

A reciclagem envolve, em sua maioria, um processo de fundição a altas temperaturas. Essa ação não é suficiente para eliminar qualquer resíduo e impureza nos produtos a serem reciclados?

Neste post, trataremos do descarte de embalagens e o que precisa ser feito para que os resíduos possam ser utilizados nos processos de reciclagem. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!

Por que fazer a limpeza no descarte de embalagens?

O processo de limpeza no descarte de embalagens é importante e precisa receber a atenção de quem defende o equilíbrio do meio ambiente e qualidade de vida das pessoas.

Antes de entrarmos nos detalhes, é importante o destaque da seguinte informação:

Dados levantados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no ano de 2020, mostraram que o Brasil deixa de ganhar R$ 14 bilhões anualmente em função da falta de reciclagem do lixo.

Esse valor é suficiente para que medidas sejam tomadas na busca de soluções adequadas para o assunto.

Voltando ao assunto, a não limpeza das embalagens pode criar as seguintes situações:

  • animais vetores de doenças podem ser atraídos pelas sobras de alimentos,
  • forte odor nos espaços reservados a estocagem dos resíduos,
  • ocorrência da proliferação de fungos e bactérias.

Reciclar é preciso, no entanto, a falta de limpeza pode causar doenças e sérios problemas aos trabalhadores que manuseiam esses materiais, além de inviabilizar o processo, portanto, é preciso pensar de forma ampla para que todos ganhem.

Quais embalagens limpar?

Diferente do que muitos pensam e conforme apresentaremos na sequência, a limpeza das embalagens não precisa ser impecável, no mesmo padrão em que as louças da cozinha são lavadas.

Além disso, nem todos os materiais precisam passar por esse processo, portanto, a limpeza deve ser realizada nas embalagens que continham alimentos ou bebidas (resíduos orgânicos).

Os recipientes de produtos de higiene e limpeza não precisam ser limpos, o mesmo acontecendo com os sacos de cereais (arroz, feijão, lentilha, etc).

Como fazer a limpeza?

Outro ponto importante é que a limpeza das embalagens que necessitam desse processo, pode ser feita utilizando papéis usados, onde os dejetos possam ser eliminados.

Se ainda assim o processo não for suficiente, utilize a água de reúso, ou seja, aproveite o momento de lavação da louça para realizar essa atividade, poupando água e limpando as embalagens.

Como se observa, é importante a verificação das condições dos materiais, em termos de limpeza, para serem separados para um processo de reciclagem, no entanto, os exageros são dispensáveis.

As empresas especializadas em reciclagem providenciam uma nova lavagem na triagem, para que os materiais sejam fundidos ou triturados, portanto, se você fizer a sua parte estará colaborando efetivamente com o meio ambiente e possibilitando condições para a resolução desse grave problema mundial.

Agora que você conhece mais sobre o descarte de embalagens, conte com a Coletalixo.com! Somos uma startup que contribui com recursos e investimentos tecnológicos para aprimorar e educar a separação e limpeza dos recicláveis. Entre em contato e conheça mais sobre o nosso trabalho.