Descarte de vidro: qual é o modo correto de jogar fora?

Descarte de vidro: qual é o modo correto de jogar fora?

Infelizmente, não é raro encontrar pessoas que acham que o descarte de vidro pode ser feito de qualquer jeito, afinal, ele é reciclável e poderá ser reutilizado sempre.

No entanto, a verdade é que a realidade é totalmente diferente e é muito mais comum do que deveria a presença de itens de vidro descartados na rua, natureza, mananciais, rios e até mesmo os famosos lixões, que são em grande parte ilegais.

A verdade é que o Brasil não possui um bom histórico quando o assunto é a reciclagem e o descarte de vidro nos locais adequados. Inclusive, acredita-se que apenas 45% dos vidros descartados são reciclados, apesar de ser 100% reutilizável.

Além de representar um grande problema de saúde pública devido ao descarte incorreto do lixo no geral, o vidro pode cortar, causar acidentes e até mesmo matar pequenos animais ou poluir áreas de natureza.

Entender como fazer o descarte de vidro correto e onde destinar esse e outros materiais recicláveis é fundamental para a reciclagem e o bem-estar da natureza.

Confira neste post a importância de destinar o vidro corretamente e onde fazer isso. Boa leitura.

Qual a importância de realizar o descarte de vidro da forma correta? 

Apesar de ser 100% reciclável, o vidro não é biodegradável, ou seja, mesmo que fique centenas de anos na natureza, não se desmancha facilmente, causando uma série de débitos para os ambientes.

Além disso, não deixa de ser um risco para a saúde quando está quebrado, como dissemos no início do conteúdo.

Por fim, seu volume é alto e o peso também, de forma que quando não é levado para os pontos adequados de reciclagem, aumenta e muito o volume do lixo e torna a condição dos aterros e lixões ainda mais desafiadora.

Como realizar corretamente o descarte de vidro

Veja a seguir alguns caminhos para ajudar a mudar essa realidade e aumentar a porcentagem de vidro reciclado.

Ah, antes de conferir, lembre-se: é importante entregar os itens de vidro sem estarem quebrados. Caso estejam, que tenham notificação e o correto armazenamento para não causarem acidentes.

Ecoponto

Como sugere o nome, os ecopontos são instituições presentes em áreas específicas da cidade que recebem diversos tipos de resíduos, como móveis antigos, eletrodomésticos quebrados e até mesmo entulhos.

Além disso, também recebem produtos recicláveis, como o vidro.

Coleta seletiva

Mesmo que ainda representem uma pequena porcentagem do serviço de coleta de resíduos do país, é uma forma de você destinar corretamente o vidro.

A coleta seletiva é geralmente feita uma vez por semana e os caminhões que coletam os itens em cada residência tendem a ter outra cor e sinalizações.

Logística reversa

A tendência é que você compre embalagens de vidro quando estão no mercado, com alimentos dentro. Mas já pensou em todos os processos desde a fabricação do vidro até ele chegar em suas mãos?

Agora pense no contrário: o que fazer para esse vidro que até então seria jogado no lixo voltar a circulação e ter uso novamente?

Decoração, artesanato, doações e até mesmo o reúso do item em diferentes ocasiões são alguns caminhos.

E aí, pronto para fazer corretamente o descarte de vidro? Aproveite para continuar nesse assunto e entender mais sobre a importância do catador de lixo para a coleta seletiva.