Como diminuir o desperdício de comida no setor alimentício?
O desperdício de comida é um dos graves problemas da humanidade e deve ser evitado, especialmente no setor alimentício.
Segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, 30% de todo o alimento gerado no mundo é perdido no caminho entre o produtor e consumidor.
Isso significa 1,3 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçados.
No Brasil, são 26 milhões de toneladas de alimentos que não chegam aos pratos dos 7 milhões de pessoas que passam fome em nosso país.
O desperdício de comida pode ocorrer em diversas etapas do ciclo de produção e consumo dos alimentos, como, por exemplo:
- colheita,
- transporte,
- comércio, varejo e serviços,
- domicílios.
Nesse post vamos apresentar formas de como diminuir o desperdício de comida no setor alimentício. Continue lendo e confira!
Por que diminuir o desperdício de comida?
Além da fome, que já seria um motivo forte o suficiente para um novo olhar sobre esse assunto, existem outros problemas ocasionados pelo desperdício de comida.
Prejuízo financeiro para o negócio
Imagine uma indústria jogar fora 30% de toda matéria-prima utilizada em sua produção. É exatamente isso que acontece no setor alimentício. Esse prejuízo financeiro pode comprometer a saúde financeira do negócio.
Isso obriga as empresas a adicionarem entre seus custos, os valores dos alimentos que são jogados no lixo, o que acaba encarecendo a operação e tal aumento acaba sendo incluído no preço final das refeições.
Além dos prejuízos financeiros, as empresas precisam manusear, estocar e encaminhar quantidades enormes de lixo para locais adequados.
Resumindo: diminuir o desperdício de comida gera mais lucratividade para a operação.
Diminuição do impacto ambiental
Outro aspecto que deve ser considerado, está relacionado ao impacto ambiental que a quantidade de lixo proveniente dos alimentos causam.
Além de atraírem insetos e roedores, os alimentos desperdiçados são focos geradores de doenças, em função da sua decomposição. Daí a importância em destinar o lixo aos locais corretos, que possam processá-los.
É importante lembrar que o processamento ideal do lixo orgânico é realizado via compostagem, onde o material se transforma em adubo.
Como diminuir o desperdício de comida no setor alimentício?
No setor alimentício, algumas práticas podem ser aplicadas para a diminuição do desperdício de comida, como, por exemplo:
Faça um cardápio pensando na redução de desperdício
O cardápio do seu restaurante pode ser pensado de forma a diminuir o desperdício de comida.
Observe quais são os alimentos que mais sombram nos pratos e, se possível, substitua-os em seu cardápio, pois eles podem não estar sendo bem recebidos pelo seu público, que os devolve após as refeições.
Aproveite os ossos, talos e raízes, que costumeiramente são jogados no lixo, pois todos esses elementos podem entrar na receita de sopas e caldos saborosos. Enquanto que determinadas folhas podem ser utilizadas em sucos e até mesmo como decoração dos pratos.
Reveja os cardápios e divulgue abertamente que seu estabelecimento colabora com a sustentabilidade, o que irá atrair clientes que prestigiam essa prática.
Treine seus colaboradores
Qualifique o pessoal da cozinha e promova treinamentos que apresentem técnicas para descascar, cortar e cozinhar os alimentos aproveitando-os ao máximo .
O manuseio dos insumos pode estar sendo realizado de maneira inadequada, o que gera desperdício.
Estabeleça metas para diminuir o desperdício
Outra forma de diminuir o descarte de alimentos, é envolver os colaboradores em campanhas de redução de desperdício de comida, estabelecendo objetivos a serem alcançados e premiando os colaboradores quando do seu atingimento.
Isso cria um clima motivacional, diminuindo despesas e gerando o companheirismo e espírito de colaboração entre a equipe.
Agora que você já sabe como diminuir o desperdício de comida no setor alimentício, siga a Coletalixo.com no Instagram e prestigie empresas envolvidas com a sustentabilidade para obter inspiração para seu negócio!