Qual é o destino do lixo no Brasil?
A produção de resíduos é um assunto que preocupa governo e a sociedade em geral. O destino do lixo no Brasil, apesar da existência de uma política para sua adequação, ainda está muito longe do ideal.
O fato é que a produção diária de lixo no país vem aumentando a cada ano e boa parte dela ainda não tem o destino correto.
O destino indevido do lixo acaba impactando a vida de milhões de brasileiros que sofrem as graves consequências.
Nesse artigo vamos apresentar qual o destino do lixo no Brasil e o impacto ambiental que isso tem. Continue lendo e confira!
Qual é o destino do lixo no Brasil?
Diferente do que é proposto na legislação, a maioria do lixo no Brasil é descartado de maneira inadequada, o que acaba criando impactos ambientais de grandes proporções, bem como sérios problemas ao cotidiano da população.
O destino do lixo no Brasil é realizado da seguinte forma:
Lixões em céu aberto
Essa é a prática mais usual para o destino do lixo no país, os “lixões”.
Segundo uma reportagem da TV Globo, o Brasil tem quase 3 mil lixões funcionando em 1.600 municípios.
Todos eles deveriam ter sido fechados no ano de 2014, de acordo com a legislação prevista na PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, no entanto, continuam funcionando e recebendo a maioria dos resíduos produzidos no país.
Os lixões contribuem para a poluição e contaminação do solo, rios e mares, aumentando a proliferação de insetos e roedores, e produzindo gases nocivos à atmosfera.
Todos esses problemas refletem diretamente na vida da população, onde, segundo a reportagem, são gastos anualmente R$ 3 bilhões no tratamento de saúde com pessoas que ficaram doentes em função deles.
Aterros sanitários
Diferente dos lixões, os aterros sanitários são mais seguros e preparados para receber o lixo que é descartado pelos domicílios e empresas.
Esses espaços são instalados em locais apropriados e têm por objetivo o tratamento da decomposição final desses resíduos, diminuindo sensivelmente os problemas ambientais e de saúde pública.
Teoricamente, os aterros não deveriam receber resíduos que estão sujeitos à reciclagem.
Infelizmente, isso não acontece, pois, a falta de cuidado por parte da população impede que essa separação ocorra no momento certo e muitos materiais reaproveitáveis acabam tendo por destino os aterros, bem como os lixões já mencionados nesse artigo.
Centro de reciclagem
Os centros de reciclagem são as melhores alternativas para o destino do lixo, uma vez que nesse ambiente a separação dos produtos reaproveitáveis é realizada.
Um centro de reciclagem serve para receber os resíduos sólidos separados antecipadamente pela sociedade, fazer a triagem de identificação dos tipos de materiais de cada produto, para, na sequência, sofrerem a compactação e seu destino.
Grande parte desses resíduos retornam aos processos de produção, sendo utilizados como matéria-prima para novos produtos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos e o destino do lixo
A PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos – determina, através da Lei n.º 12.305, o formato de descarte dos resíduos sólidos nos setores públicos e privados.
O objetivo dessa política é propiciar o destino do lixo produzido no Brasil de forma adequada, onde a reciclagem e recuperação de parte desse material possa ocorrer.
Sua base está na redução na produção do lixo, reaproveitamento através do reúso ou reprocessamento fabril dos materiais recicláveis e destino adequado aos rejeitos para não causar prejuízos ao meio ambiente.
Como contribuir para o destino correto do lixo?
A contribuição para o destino correto do lixo inicia-se na separação dos resíduos sólidos, ação que qualquer família, organização pública ou privada pode realizar.
Após a separação do lixo, deve-se dar o destino correto a esse material.
O ideal é entregá-lo às coletas seletivas que algumas cidades já possuem ou, então, encaminhar o material para alguma cooperativa ou central de reciclagem.
Alguns municípios já deram um passo importante com relação ao destino do lixo e criaram leis e condições para que os resíduos possam ser reaproveitados.
A cidade de São Paulo é um bom exemplo, pois, exige que os grandes geradores de resíduos sólidos contratem empresas homologadas e certificadas pela Prefeitura (AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) para a coleta e destino adequado do lixo.
Essa atitude coloca a capital paulista à frente dos demais municípios do país com relação a esse assunto e é perceptível, através desse exemplo, que existem soluções para a resolução desse grave problema nacional.
A Coletalixo.com é uma empresa que possibilita o cumprimento da legislação na cidade de São Paulo e região metropolitana.
Com responsabilidade ambiental, reúne em sua plataforma dezenas de transportadores homologados pela Prefeitura (AMLURB).
Essas empresas estão credenciadas a fazer a coleta e o destino adequado do lixo dos grandes geradores, facilitando a operação e possibilitando o atendimento à legislação pertinente.
Cadastre-se no site e faça sua cotação gratuita em tempo real para encontrar os serviços que melhor possam atender a sua realidade com relação à coleta de lixo!