Como fazer o descarte de madeira da forma correta?

Como fazer o descarte de madeira da forma correta?

Ao fazer o descarte de madeira corretamente, estamos ajudando a evitar o desmatamento, diminuir a quantidade de resíduos, promover a sustentabilidade e incentivar a reciclagem.

Segundo a Revista Campo e Negócio, o Brasil produz em média 30 milhões de toneladas de resíduos de madeira todos os anos. 

Os maiores geradores são as indústrias moveleiras, porém, esses resíduos também estão muito presentes no dia a dia corporativo e nas residências brasileiras. 

Ainda conforme publicação da Revista Campo e Negócio, a maior parte desses materiais é destinada incorretamente para os aterros sanitários ou queimados ao ar livre, gerando um grave problema ambiental e causando um grande desperdício de matéria-prima que poderia ser utilizada em outros produtos.

Quer saber como descartar a madeira corretamente? Continue a leitura e confira.

Como fazer o descarte de madeira?

Podas de árvores, caixas e caixotes, restos de reformas e da construção civil, móveis, pedaços de madeiras em si, entre outros resíduos, precisam ser devidamente descartado, afinal, são resíduos recicláveis

Mas, afinal, como fazer o descarte de madeira de forma correta?

Tente reutilizar

O ideal é evitar o descarte de madeira e fazer com que o material continue sendo utilizado ou reutilizá-lo para alguma outra função.

Quando se decide mudar os móveis da casa, por exemplo, os antigos em bom estado de conservação podem ser vendidos ou doados para quem precisa. Esse simples gesto pode ajudar quem precisa e eliminar um descarte incorreto e que não é necessário.

Outras vezes, um móvel ou pedaço de madeira – que a princípio não tem mais função – pode ganhar um novo e importante papel na sua decoração interna ou externa sendo customizado e, até mesmo, transformado em uma nova peça, basta apenas a criatividade para promover a sua reutilização.

Nunca jogue madeira na rua ou queime-a

Quando falamos em descarte de madeira de forma correta, uma dica super importante é: nunca deixe na calçada ou rua os resíduos, da mesma forma que não queime esses resíduos.

Essas e outras atitudes podem ser enquadradas, inclusive, na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605) e você pode ser penalizado por isso.

Descarte em um centro de coleta seletiva

Uma forma de fazer o descarte de madeira corretamente é procurar por um centro de coleta seletiva.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, existem 122 ecopontos, locais específicos onde são instaladas caçambas para o morador descartar gratuitamente grandes objetos, como pedaços de madeiras, móveis, podas de árvores, entre outros resíduos.

O morador também tem a opção de contar com a coleta domiciliar seletiva, um serviço realizado na cidade por cooperativas e concessionárias, quando se trata de pequenos volumes e tamanhos.

Sem contar que você ainda pode entregar pessoalmente esses materiais nas empresas especializadas na coleta e reciclagem da madeira.

Como é feita a reciclagem da madeira? 

Apesar da madeira ser um material orgânico, ela é reciclada, ou seja, pode ser transformada em outro produto.

Quando o descarte de madeira é feito corretamente, o material é enviado às empresas especializadas no recolhimento e no retorno desses resíduos à cadeia produtiva, devolvendo-o como um produto reciclado. 

O processo de reciclagem ocorre da seguinte forma: primeiro a madeira passa pelo processo de separação e triagem.

Em seguida, são retirados todos os elementos que ainda estão fixados nela, como pregos, parafusos, dobradiças, trincos, etc.

Feito isso, o material selecionado vai para a trituração, sendo transformado em serragem.

A serragem, por sua vez, pode ser transformada em peças compensadas de MDF, palets e pastas de celulose para produção de alguns tipos de papéis, entre outros produtos. Também pode ser usada na sua forma original para forrar abrigos de animais e servir de adubo.

Agora que você sabe como fazer o descarte de madeira de forma correta, que tal continuar no nosso blog para compreender qual a real importância da reciclagem? Nós temos muito orgulho em contribuir para o destino correto dos resíduos. Aproveite para acessar nosso site e conferir mais sobre os nossos serviços.