O que são ilhas de plástico e como acabar com elas?

O que são ilhas de plástico e como acabar com elas?

Por incrível que possa parecer, atualmente existem nos oceanos pelo menos 5 ilhas de plástico.

Para se ter ideia do problema e sua origem, segundo estimativas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em todo o mundo são reciclados menos de 10% dos materiais plásticos produzidos.

Outros 19% são incinerados e o restante acaba sendo descartado em:

  • aterros sanitários,
  • lixões,
  • meio ambiente.

As ilhas são formadas a partir dos plásticos jogados no meio ambiente e que acabam, através das chuvas e dos rios, sendo levados para o mar.

Neste post, apresentaremos as lamentáveis ilhas de plástico e o que é necessário ser feito para acabar com essa situação. Continue lendo e saiba detalhes a respeito desse importante assunto!

O que são ilhas de plástico?

De acordo com o dicionário, uma ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados.

Agora, retire toda a terra desse local e insira material plástico. Infelizmente, essa é uma triste realidade com que o mundo já convive.

Dentre as ilhas de plástico existentes, a maior delas está localizada no Oceano Pacífico, entre o Havaí e o litoral da Califórnia (Estados Unidos), batizada de Great Pacific Garbage Patch e possui uma área maior do que a soma dos territórios da:

  • Alemanha,
  • França,
  • Espanha.

Segundo estudos realizados pela The Ocean Cleanup Foundation, seis Universidades e uma empresa especializada em sensores aéreos, a ilha possui 1,8 bilhão de peças de plástico, pesando mais de 80 mil toneladas.

Qual o impacto ambiental das ilhas de plástico?

As ilhas de plástico são um verdadeiro desastre para o meio ambiente, pois são as responsáveis pela morte de mais de 1 milhão de animais por ano.

Os ecossistemas são destruídos e a vida torna-se escassa nos locais próximos a esses ambientes.

O reflexo dessa situação acaba sendo observado pelas comunidades litorâneas que vivem da pesca e que acabam sem condições para a manutenção da sobrevivência.

Além disso, a decomposição do material plástico em função do calor do sol prejudica a qualidade do ar e contamina a atmosfera, pois ocorre a emissão de gases de efeito estufa, como o etileno e o metano.

Para o ano de 2050, se continuarmos no mesmo ritmo, o Fórum Econômico Mundial prevê que os oceanos poderão conter mais plásticos do que peixes.

Como acabar com esse problema?

Para colaborar de forma efetiva no combate a esse problema, é necessário que o descarte dos resíduos seja realizado da forma correta.

Para isso, é preciso separar adequadamente os produtos a serem reciclados e remetidos aos locais onde esse processo ocorra de forma efetiva.

Na medida em que os resíduos sofrem o processo de reciclagem, essas ilhas de plástico tendem a parar de crescer e, com o esforço conjunto das autoridades de todo o mundo, é perfeitamente possível reverter a situação.

Essa responsabilidade é de toda a sociedade, porém, é fundamental que as empresas, normalmente as responsáveis por grandes quantidades de resíduos, cumpram com as obrigações legais e contribuam de forma imediata com o destino adequado de todos os materiais gerados através de suas atividades econômicas.

Caso sua empresa tenha dúvidas a esse respeito, entre em contato com a Coletalixo.com, uma empresa especializada no assunto que pode colaborar de maneira efetiva na destinação correta dos resíduos!