coleta de lixo seletivo

Qual a importância do serviço de coleta de lixo seletivo?

O Brasil é um dos países que mais produz lixo e, infelizmente, grande parte desses resíduos poderiam ter um destino melhor, mas acabam sendo misturados e jogados nos aterros sanitários ou nos lixões.

Segundo a ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – o país terminou o ano de 2018 com 3 mil lixões funcionando em 1.600 cidades.

Conforme determinação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, todos os lixões do Brasil deveriam ter sido fechados até o ano de 2014.

Por outro lado, o município de São Paulo continua investindo e aperfeiçoando a legislação na resolução desse grave problema e tem conseguido resultados expressivos com relação ao reaproveitamento do lixo seletivo.

A cidade de São Paulo trabalha para que os resíduos sólidos possam ser separados, recolhidos e destinados às empresas especializadas no processamento do lixo seletivo, para que voltem a fazer parte da cadeia produtiva, transformando-se em novos produtos.

Esse artigo apresenta a importância do serviço de coleta de lixo seletivo para nosso país. Continue lendo e saiba mais!

O que é coleta de lixo seletivo?

A coleta de lixo seletivo consiste na separação de resíduos sólidos que serão encaminhados para centrais de triagem e processamento de materiais recicláveis.

É importante que a população e as empresas diferenciem e separem os resíduos orgânicos dos recicláveis, uma vez que seus destinos são distintos.

Cada tipo de lixo deve ter um destino conveniente e que colabore com a preservação ambiental, saúde, limpeza e higiene dos locais públicos.

Portanto, os resíduos orgânicos devem ser destinados aos aterros sanitários ou para a produção de adubo, enquanto o reciclável é remetido às centrais de triagem.

Qual a importância desse serviço?

A coleta de lixo seletivo colabora na resolução de dois problemas sérios:

  • Minimizar os impactos ambientais gerados pela destinação incorreta;
  • Reciclar e reaproveitar os resíduos sólidos.

Ainda é uma realidade que grande parte do lixo seja despejado nos esgotos, terrenos vazios, valas, riachos e rios, criando sérios problemas para o meio ambiente e provocando alagamentos e enchentes.

Com o serviço de coleta de lixo seletivo o problema é resolvido, uma vez que o material deixa de ser destinado a locais impróprios.

Coletados e transportados para locais apropriados, são separados por tipo de material e retornam às linhas de produção das indústrias para se transformarem em novos produtos.

Prejuízos que seriam evitados com a coleta de lixo seletivo

A ABES-MG (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Minas Gerais) informa em seu site que, no ano de 2017, foi gerado 78,4 milhões de toneladas de lixo sólido no Brasil.

Desse número, 59,1% foram encaminhados para aterros sanitários ou lixões, portanto, misturado ao lixo orgânico.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, R$ 8 bilhões são perdidos anualmente em função do destino indevido dado ao lixo seletivo.

Mas, além desses valores, outros problemas elevam ainda mais os prejuízos que seriam evitados com a coleta de lixo seletivo.

Tempo de decomposição elevado

O tempo de decomposição do lixo seletivo é maior que o orgânico, com grande impacto no meio ambiente quando descartado indevidamente.

Para se ter ideia do tempo de decomposição de alguns resíduos sólidos, apresentamos os números divulgados pela ONU – Organização das Nações Unidas:

  • Papel – 3 meses;
  • Madeira pintada – 14 anos;
  • Plástico – 450 anos;
  • Alumínio – 200 a 500 anos;
  • Vidro – 4.000 anos.

Muitos materiais podem ser reaproveitados e tornam-se matéria prima de novos produtos, por isso, a importância da separação e do destino correto ao lixo seletivo.

Reciclagem

O reaproveitamento e reciclagem de lixo seletivo é muito discutido entre ambientalistas, preocupados com o futuro do planeta.

Também é tema entre as autoridades governamentais que precisam minimizar os efeitos das catástrofes naturais que vem ocorrendo e há algum tempo também é assunto nas rodas de conversas da população.

O fato é que grande parte do lixo produzido poderia ser aproveitado como material para reciclagem, se houvesse uma conscientização da população e empresas no cuidado com o seu descarte.

A Coletalixo.com presta um serviço diferenciado a todas as empresas que precisam dar destino aos resíduos sólidos.

Especialista nesse tipo de logística, desenvolvemos uma plataforma que permite a localização de transportadores que prestam serviço de coleta de lixo seletivo na região de São Paulo.

Acesse nosso site e faça a destinação correta dos seus resíduos que, além de ser lei, é mais que uma obrigação, é dever de toda pessoa que deseja um país melhor.