Microplástico: você conhece um dos maiores poluentes dos oceanos?
O microplástico é um sério problema para o meio ambiente, em especial para os oceanos.
Muito se fala sobre a poluição que a humanidade causa a natureza e isso se reflete na vida de todos, através de:
- tempestades,
- enchentes,
- tsunamis,
- desmoronamentos,
- furacões.
Segundo o site da empresa espanhola Iberdrola, geradora e distribuidora de energia via canais sustentáveis, 5 ilhas de plásticos foram formadas nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
O problema é sério e se continuarmos nesse ritmo de poluição, diz o Fórum Econômico Mundial, no ano de 2050 os oceanos poderão conter mais toneladas de plásticos do que de peixes.
Neste post, abordaremos o problema do microplástico, o maior poluente dos oceanos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é microplástico e no que ele impacta?
Conhecendo o problema causado pelo plástico no meio ambiente, precisamos alertar o leitor que essa não é a pior situação. Há algo mais grave que isso: o microplástico.
Esse material é constituído por resíduos de plástico e insumos com tamanho menor que 5 milímetros, aplicados em sabonetes e produtos de beleza, que servem como esfoliantes para a pele.
Em resumo, consiste nas sobras dos materiais plásticos e na resto da produção desses mesmos materiais, que acabam lançados no meio ambiente.
Como esse material possui um tempo de 400 anos para sua degradação, ele continua a se decompor e se dividir em pedaços cada vez menores.
Os impactos causados nos oceanos são os seguintes:
- animais marinhos ingerem o microplástico confundindo-o com pequenos organismos,
- afetam os recifes de corais com substâncias patogênicas,
- desorganizam o ecossistema aquático,
- aumentam o consumo de oxigênio pelas bactérias,
- diminuem a absorção de CO₂ pelo fitoplâncton.
Como o microplástico vai parar no meio ambiente?
Os resíduos plásticos são varridos e jogados no lixo comum, e não sendo reaproveitados nos processos de reciclagem, acabam chegando aos lixões e aterros sanitários.
Grande parte desses materiais são arrastados pela chuva e acabam chegando aos canais artificiais e naturais, que os levam aos oceanos.
Já os esfoliantes, são utilizados nos tratamentos de pele durante os banhos e processos de limpeza, assim são despejados nos sistemas de esgotos, alcançando os rios, o que consequentemente, os leva ao mar.
Como evitar esse problema?
Para conseguirmos salvar os oceanos e animais marinhos, precisamos de ações envolvendo toda a sociedade.
O trabalho de coleta, encaminhamento e reciclagem dos materiais plásticos, inclusive o microplástico, precisa acontecer com maior intensidade.
Tecnologias precisam ser implantadas nas cooperativas de reciclagem para melhorar a separação dos materiais, por categorias de plástico, e garantir o retorno desses produtos como matéria-prima às indústrias.
O consumidor precisa optar pela compra de produtos recicláveis ou que utilizam embalagens que não prejudiquem o meio ambiente.
As indústrias precisam substituir o plástico virgem pelo reciclável, diminuindo a produção de insumos e reutilizando todo o material disponível na sociedade.
Finalmente, campanhas educacionais, com relação à reciclagem, precisam ganhar força e fazer parte do cotidiano das comunidades.
O desenvolvimento desse setor precisa ter o apoio e o incentivo governamental, e as iniciativas de sucesso precisam ser valorizadas e aprimoradas, para serem incluídas na vida de todas as pessoas.
A Coletalixo.com tem parceiros especializados que podem tratar e lidar com os plásticos dando a destinação correta.
Nossa equipe de Engenheiros Ambientais vai avaliar cada caso para dar sugestões de melhorias, desde o processo de produção daquele resíduo para gerar menos, e o que gerar ser destinado corretamente.
Entre em contato conosco e vamos conversar sobre isso!