Como contribuir para diminuir o plástico nos oceanos?

Como contribuir para diminuir o plástico nos oceanos?

O uso sem consciência e o descarte de forma errada faz com que exista uma enorme quantidade de plástico nos oceanos, causando acidentes e mortes de animais marinhos. 

A produção e o uso de embalagens plásticas é assustadora:

  • a Coca-Cola, que mais produz esse tipo de embalagem, gera, em média, 3 milhões de toneladas anualmente,
  • a Nestlé produz 1,7 milhões,
  • no Brasil é distribuída, por hora, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas.

A geração e uso de sacolas plásticas, garrafas pet, embalagens de salgadinhos e muito mais, faz com que, somente no Brasil, sejam produzidas 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano.

Infelizmente, desse montante, apenas 145.043 toneladas são recicladas.

A maioria vai para lixo de forma errada e boa parte desses plásticos acabam indo para os rios, o que, consequentemente, os levam ao mar. 

Ficou interessado no assunto? Continue lendo nosso post e saiba como podemos contribuir para diminuir o plástico nos oceanos!

A crise do plástico nos oceanos

Em março de 2019, a morte de uma baleia nas Filipinas ganhou repercussão da mídia no mundo inteiro porque ela foi encontrada com 40 kg de plástico no seu estômago. 

Esse é apenas um caso. 

Anualmente, cerca de 100 mil animais marinhos morrem em decorrência de intoxicação ou asfixia com plásticos que adentram, ou são jogados, nos oceanos de forma irresponsável.

Os números são preocupantes: aproximadamente dois milhões de metros quadrados do Oceano Pacífico estão poluídos com 1,8 bilhões de objetos plásticos no seu interior.

Segundo a ONU, se providências cabíveis não forem tomadas, em 2050 teremos mais plástico nos oceanos do que animais marinhos.

Como contribuir para diminuir o plástico nos oceanos?

Todas as pessoas, de alguma forma, podem contribuir para diminuir o plástico nos oceanos e isso pode ser realizado nos lares, empresas, escolas, enfim, em todo lugar porque onde está o ser humano, há produção de lixo.

Existem pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença na quantidade para esse problema:

Diminuir o consumo de lixo descartável

A estatística diz que o brasileiro produz um quilo de lixo plástico por semana e esse número pode ser consideravelmente reduzido se adotarmos hábitos inteligentes e sustentáveis.

Começando por usar sacolas ecológicas para colocarmos nossas compras, já que uma sacolinha leva até 400 anos para se decompor. 

Pode-se também diminuir o consumo de produtos que utilizam embalagens pets, por exemplo, e optar pelos retornáveis.

Em organizações corporativas compete ao gestor incentivar o uso de canecas, eliminando os copos descartáveis e conscientizar os colaboradores a utilizarem o plástico de forma sustentável

Vale ainda realizar campanhas para orientar seus colaboradores a promoverem atitudes sustentáveis, tanto dentro de suas casas como na empresa, incentivando o consumo consciente dos produtos descartáveis.

Essas açõe, mesmo que pequenas, são formas eficientes de contribuir para diminuir o plástico nos oceanos.

Buscar empresas ecologicamente corretas

Empresas e consumidores precisam pensar de maneira sustentável. 

As corporações devem investir em alternativas ecologicamente corretas para suas embalagens, como é o caso da Natura que passou a adotar em seus produtos materiais recicláveis, inclusive dando a opção ao cliente de comprar apenas o refil de alguns itens.

Por parte do consumidor, compete valorizar as empresas que apoiam campanhas e trabalham em ações ecologicamente corretas, ajudando a diminuir o plástico nos oceanos.

Separar o lixo

Em casa ou na empresa é possível iniciar campanhas para separar todo o lixo reciclável e, uma vez que ele irá para o destino correto, terá impacto direto para diminuir o plástico nos oceanos.

Empresas podem, por exemplo, elaborar programas de conscientização ecológica, orientando colaboradores e familiares a destinarem seus lixos corretamente. 

É possível ainda atrair a atenção de consumidores realizando campanhas de conscientização na população para não descartar plásticos nas praias.

Escolher uma empresa de coleta de lixo com responsabilidade ambiental 

As empresas precisam encaminhar seus lixos diariamente e devem fazê-lo de maneira responsável, certificando-se de que os resíduos terão o destino adequado, onde podem ser reciclados e reaproveitados como matéria-prima nas indústrias.

A Coletalixo.com é uma plataforma que une a tecnologia com a sustentabilidade e tem por objetivo facilitar às empresas a localização e contratação de transportadores homologados e legais que façam a coleta e deem o destino correto aos resíduos. Que tal contar com a gente nessa tarefa de tornar o mundo mais sustentável?

Acesse nosso site e faça uma cotação para resolver o problema do lixo da sua empresa e colaborar efetivamente para um mundo melhor!