produção de lixo no Brasil

Produção de lixo no Brasil: importância da coleta seletiva

A produção de lixo no Brasil continua crescendo e ameaçando a natureza.

O assunto é sério e, hoje, um dos maiores problemas globais é o volume de resíduos que, diariamente, são lançados no meio ambiente. 

A falta de cuidado com o lixo provoca sérias transformações ambientais, o que resulta em catástrofes e tragédias.

Um exemplo está nos córregos e rios, que estão lotados com materiais que não deveriam estar ali, as águas ultrapassam seus limites e as cheias causam grandes transtornos à população.

Nesse artigo vamos abordar esse importante assunto, com destaque para a produção de lixo no Brasil e a importância da coleta seletiva. Continue lendo e confira!

A produção de lixo no Brasil

A produção de lixo no Brasil tomou proporções alarmantes com o advento da industrialização do país, que é muito importante e inevitável.

No entanto, esse fenômeno fez com que houvesse um expressivo crescimento populacional devido a migração para as grandes cidades.

Não existem números ou estudos a respeito desse assunto antes do ano de 1994, pois a preocupação com o tratamento de todo o lixo é recente.

Mas, os números atuais são preocupantes.

Segundo pesquisas realizadas em 2018, a produção diária de lixo no Brasil alcançou 240 mil toneladas.

Outro ponto igualmente alarmante é o quanto nosso país deixa de arrecadar em função da não reciclagem

Segundo o especialista em sustentabilidade Carlos Rossin, em artigo para o Selur, Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo, o país perde anualmente R$ 5,7 bilhões, somente com o lixo plástico desperdiçado e não reciclado.

A reciclagem no Brasil

Somente em 1992 iniciou-se um movimento nacional para lidar com o problema da produção do lixo e a ausência da sua reciclagem, com a fundação de uma associação sem fins lucrativos, mantida por empresas privadas de diversos setores.

O Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) foi criado com o objetivo de promover a reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo.

O conceito de gerenciamento tem por objetivo a conscientização da sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de livros.

Pesquisas realizadas pela entidade demonstram que, em 1994, apenas 81 municípios operavam com coleta seletiva de lixo no Brasil. 

Os números divulgados na última pesquisa, realizada em 2018, mostra que esse número subiu para 1.227 cidades.

No entanto, ainda está muito aquém das necessidades.

Para se ter ideia, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, onde 11 milhões de toneladas são geradas anualmente.

A WWF, sigla em inglês do Fundo Mundial para a Natureza, afirma através de sua pesquisa, que, apesar do país ocupar a 4º posição em termos de produção, a reciclagem ocorre em apenas 1,28% desse material.

A ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico,em contrapartida, emitiu uma nota a respeito desses números, onde afirma que 25% do plástico recolhido no país é reciclado.

Independentemente do número correto, o que está acontecendo no Brasil é que, no mínimo, 75% do plástico jogado no lixo não é reciclado e causa problemas seríssimos a natureza.

A importância da coleta seletiva

A saída para a resolução desse grave problema é o reaproveitamento dos resíduos sólidos.

Tudo começa na conscientização da população para a importância da separação do lixo sólido e da coleta seletiva do material.

Isso só ocorre com uma mudança cultural, onde, através de campanhas educativas, se faz necessário apresentar para a população os danos e as consequências que o lixo pode causar se não tiver o destino adequado.

O lixo, além de todo o problema de armazenamento e falta de reciclagem, é responsável pela proliferação de insetos e roedores, causando sérios problemas à saúde humana.

O meio ambiente é afetado, tanto na extração desenfreada da matéria-prima, como na sua destruição em função do lixo jogado nas florestas, mangues, rios e no mar.

Os problemas de infraestrutura das cidades sofrem com enchentes, alagamentos, queda de barreiras e poluição. 

É tempo de atenção para a produção de lixo no Brasil.

O envolvimento das empresas e da sociedade na separação correta e destino adequado dos resíduos sólidos podem modificar a atual situação.

A responsabilidade na alteração desses índices é de cada cidadão brasileiro e uma outra forma de colaborar é através do consumo sustentável.

Que tal descobrir mais sobre ele? Leia nosso post e descubra como implementar o consumo sustentável no seu negócio!