Como funciona a reciclagem de eletrodomésticos?
A reciclagem de eletrodomésticos é um assunto sério que precisa ser tratado com atenção pela sociedade.
Cada vez mais as famílias investem em aparelhos para facilitar os processos que envolvem:
- preparação de alimentos,
- limpeza,
- climatização de ambientes,
- lazer.
Esses equipamentos possuem uma vida útil e, após um determinado tempo, quando começam a apresentar problemas, a troca por um novo é, no geral, mais em conta do que a tentativa de conserto.
Além disso, as novidades do mercado e a tecnologia também colaboram para que milhares de dispositivos sejam trocados por modelos mais modernos.
Neste post apresentamos o funcionamento da reciclagem de eletrodomésticos e como você pode colaborar para um mundo mais sustentável. Continue lendo e confira!
Importância da reciclagem de eletrodomésticos
Infelizmente, muitas pessoas ainda fazem o encaminhamento dos eletrodomésticos que não possuem mais utilidade de forma equivocada.
Nos aterros sanitários, encontram-se, em meio ao lixo, equipamentos que poderiam ter sido reciclados, mas ainda mais preocupante é o fato de haver o despejo desses aparelhos nos rios, mangues e em terrenos baldios.
Independentemente do material que é utilizado para a produção desses equipamentos, o processo de deterioração junto à natureza leva muito tempo, o que acaba afetando o ecossistema e provocando prejuízos ao meio ambiente.
A saída para essa situação está na reciclagem.
Esse processo, realizado por inúmeras cooperativas e empresas especializadas, consiste em receber, separar, organizar, tratar, armazenar e encaminhar esses itens descartados às indústrias, para que possam ser reutilizados como matéria-prima.
Além disso, muitos equipamentos que ainda estão em boas condições de uso poderiam ser reaproveitados por outras pessoas ou instituições.
O fato é que a reciclagem de eletrodomésticos é fundamental para garantir um futuro de qualidade às novas gerações, eliminando o desperdício e diminuindo a utilização de insumos retirados da natureza.
Benefícios ambientais
A reciclagem de eletrodomésticos é responsável por grandes benefícios ambientais, como:
- diminuição da poluição no meio ambiente,
- preservação dos recursos naturais,
- diminuição na extração de matérias-primas da natureza,
- transformação dos resíduos em novos produtos.
Além de proteger o planeta, colaborando com a diminuição do efeito estufa e proteção das florestas, mangues, rios, oceanos e atmosfera, a reciclagem é a responsável pela criação de empregos, diminuição de custos nas indústrias e geração de riquezas.
Como descartar eletrodomésticos?
A partir de todas essas informações e da conscientização da importância em desenvolver a reciclagem de eletrodomésticos, surge uma nova dúvida: como descartar os eletrodomésticos que não funcionam ou que serão substituídos?
A primeira opção de descarte desses equipamentos está em doá-los a alguma entidade que possa aproveitá-los em seu cotidiano, desde que estejam em perfeito estado de uso.
Doar equipamentos com problemas ou que não funcionam é simplesmente transferir o descarte para terceiros.
Outra possibilidade está na coleta seletiva de lixo, promovida em muitas cidades do país, em que os equipamentos são levados a cooperativas de reciclagem e sofrem o desmonte e reaproveitamento das peças.
Um terceiro modelo de descarte está em encaminhá-los a empresas especializadas no processamento desses materiais, que farão o encaminhamento adequado para o retorno às áreas produtivas.
O importante é localizar organizações autorizadas e capacitadas para a realização da reciclagem desses equipamentos, garantindo que não irão parar em locais inapropriados, portanto, conheça os postos de recebimento e verifique as instituições que colaboram com o reprocessamento desses resíduos.
Agora que você já sabe como funciona e o que fazer quando o assunto é reciclagem de eletrodomésticos, continue conosco e leia nosso post que apresenta quais tipos de resíduos devem ser encaminhados para a reciclagem!