Reciclagem e reutilização: existe diferença?
Reciclagem e reutilização, apesar de serem fundamentais para a proteção do meio ambiente, são processos diferenciados e com características próprias.
Essas duas ações visam contribuir com o reaproveitamento dos resíduos sólidos e reduzir o consumo de matéria-prima e de energia.
Segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Brasil deverá, no ano de 2024, tratar 14% desse tipo de lixo. Atualmente, esse índice é de apenas 2%.
Segundo a regulamentação deste plano, ocorrida em abril de 2022 (após 12 anos de espera), no ano de 2040 esse índice deverá alcançar a quase 50% de todos os resíduos produzidos no país.
Muito precisa ser feito para se alcançar esses objetivos, no entanto, tudo começa nas casas e empresas espalhadas pelo Brasil, portanto, vale a pena conhecer o que é reciclagem e reutilização e colaborar nesse importante processo ambiental. Continue lendo e confira!
Quais as diferenças entre reciclagem e reutilização?
A reciclagem e reutilização de resíduos sólidos consistem no reaproveitamento desses materiais, evitando que sejam descartados em:
- aterros sanitários,
- lixões,
- meio ambiente.
Essa ação evita prejuízos gravíssimos à natureza e consequências sérias para a sociedade, além de contribuir para a geração de empregos, produção de riquezas e uma diminuição substancial da poluição do ar, rios, mangues, florestas e oceanos.
Vamos aos detalhes de cada um desses processos:
Reciclagem
O processo de reciclagem consiste em reaproveitar os materiais que são descartados pela sociedade e transformá-los em matéria-prima, que possa novamente servir nos processos produtivos das indústrias.
São considerados materiais recicláveis:
- plástico,
- metal.
- papel,
- vidro,
- materiais eletrônicos.
Após a separação adequada e encaminhamento às cooperativas de reciclagem, esse material é preparado para sofrer o processo de reciclagem, ou seja, volta para a indústria no que é conhecido como Ciclo da Cadeia Produtiva da Reciclagem.
Reutilização
A reutilização ocorre quando o material que seria descartado passa a ser utilizado para outras finalidades, portanto, não será processado e transformado em uma indústria.
Essa nova função aplicada aos resíduos sólidos colabora efetivamente com o desperdício e diminui o volume de lixo descartado indevidamente.
Já se observa a algum tempo que muitas famílias doam materiais que já não são mais utilizados e podem servir para outras pessoas e entidades, como, por exemplo:
- roupas,
- livros,
- revistas,
- utensílios domésticos, etc.
As embalagens também podem ser reutilizadas, servindo para a guarda de sobras de alimentos, bem como as sacolas plásticas que são utilizadas para forrar recipientes de lixo orgânico.
O que é upcycling?
Tão importante quanto a reciclagem e reutilização é o upcycling, um novo conceito que vem ganhando espaço em todo o mundo.
Trata-se de um reaproveitamento de materiais que teriam por destino o lixo, no entanto, sem passarem por processos químicos ou de reciclagem.
Em resumo, é o ato de aproveitar os materiais considerados inutilizáveis para a produção de novas peças, tais como:
- luminárias a partir de filtros de café,
- móveis a partir de cintos de segurança,
- prateleiras de canos retirados de demolições,
- tapetes de etiquetas de couro de calças jeans,
- capachos de cordas.
Muitas pessoas que iniciaram algum processo de upcycling como passatempo transformaram-se em empreendedores e hoje ganham a vida a partir da criatividade e do reaproveitamento de materiais, desenvolvendo novos produtos que são valorizados pela sociedade.
Como se observa, não faltam possibilidades para colaborar com o meio ambiente e efetivamente fazer parte do grupo de pessoas que desejam e constroem um mundo melhor.
Nós, da Coletalixo.com, colaboramos com esses processos, facilitando e oportunizando as empresas geradoras de resíduos sólidos o encaminhamento de materiais para os locais adequados, onde possam sofrer os processos de reaproveitamento.
Para conhecer mais sobre nossa empresa e a plataforma que reúne geradores e transportadores de resíduos, acesse nosso site e conheça os detalhes dessa operação!