Sustentabilidade nos resultados: a medida pode elevar lucro e valor de mercado
Existem gestores que pensam que investir em sustentabilidade apenas será um custo sem qualquer tipo de retorno, a não ser pelos selos e documentos comprovando o que foi feito.
No entanto, será que a verdade é essa? Infelizmente, mesmo que esse mito de que a sustentabilidade não pode ser unida ao setor financeiro seja muito comum, a realidade passa longe.
Seja pela credibilidade que a empresa ganhará ou o uso de fontes de energia limpas e matérias-primas, obter mais lucro será a consequência.
Inclusive, a organização não precisa ser ligada à natureza, de forma que desde pequenas empresas de tecnologia até gigantes dos alimentos e confecções podem adotar ações sustentáveis e assim lucrar com essas estratégias.
Por falar nisso, quando falamos em sustentabilidade, esse tema não deveria ser associado a empresas pouco importantes no mercado ou que automaticamente precisam estar atreladas a produção manual e em pequena escala.
Entenda, neste post, de que forma a sustentabilidade pode gerar lucro, o que fazer para que ela não seja só um discurso e como a sua marca pode começar a ser mais amiga da natureza. Boa leitura.
Sustentabilidade gera lucro?
Em primeiro lugar, antes de falar do impacto positivo da sustentabilidade para o financeiro, é importante citar que não é uma moda, mas sim uma tendência cada dia mais presente nas empresas brasileiras.
Quem diz isso é a pesquisa feita pelo CNI (Confederação Nacional da Indústria), que entrevistou centenas de empresas, onde 76,4% delas afirmam adotar alguma ação de economia circular, seja reciclar, fazer reuso da água ou de matérias-primas.
Dentro desse cenário cada dia mais crescente, é possível perceber os resultados comerciais também. Isso se dá porque mais de 38% dos consumidores brasileiros pesquisam antes de comprar de uma marca se ela é amiga do meio ambiente.
Sendo assim, caso a sua empresa não produza de acordo com as leis ambientais ou não tenha esforços sustentáveis, deixará de ser opção para quase 40% dos consumidores, o que com certeza terá um impacto negativo nas vendas.
Além disso, o público está cada dia mais sustentável também, de forma que procuram empresas com valores semelhantes aos seus.
A importância da sustentabilidade não ser só discurso
Infelizmente, dentro desse tema é bastante comum ver organizações que querem pular etapas e fazer o famoso greenwashing, que é o fato de apenas discursar sobre a sustentabilidade e na hora da ação passar bem longe das práticas faladas.
Com o acesso à informação cada dia maior pela população, esse tipo de fake news rapidamente pode ser desmentida e a empresa penalizada pelo crime.
Além da perda de credibilidade perante a sociedade, empresas que não atuam de acordo com as leis ambientais podem sofrer multas e até mesmo serem impedidas de atuar.
Como ter uma empresa mais verde?
Para que a sua empresa seja mais verde, é preciso começar pela cultura. Desde os gestores até o estagiário que acabou de chegar precisam conhecer os valores e metas da organização em relação à natureza.
Depois, é preciso trazer a estrutura para isso. Promover a coleta seletiva, espaços para o reúso de matérias-primas e recursos naturais, como a água e papel. É fundamental fomentar essa prática.
Outro fator muito importante é promover ações que combatam o desperdício e investir em iniciativas de despejo de resíduos sólidos da forma correta.
Por falar nisso, sabia que no Brasil ainda temos uma centena de lixões ilegais? Contar com a Coletalixo.com pode ser uma das saídas para ser mais sustentável.
Somos o primeiro site onde você pode contratar a coleta de resíduos, com a certeza de que terão a destinação adequada. Conte conosco.