Como usar plástico de forma sustentável na sua empresa?
Precisamos admitir que é difícil abrirmos mão da utilização do plástico em nossas vidas, uma vez que esse material está em todos os lugares e é utilizado amplamente pela população.
No entanto, é necessário que medidas sejam tomadas para a diminuição no consumo desse material que, apesar de prático, é um grande vilão do meio-ambiente.
Para se ter ideia, o plástico que é jogado nas ruas, rios, mangues e no mar pode levar mais de 400 anos para se decompor.
Portanto, trata-se de um sério problema que vem preocupando as autoridades, ONGs e a sociedade de uma forma geral.
O problema é sério e algumas cidades já possuem legislação que trata do assunto, apresentando soluções adequadas ao destino do lixo e trazendo todos os envolvidos na geração dos resíduos à responsabilidade de coleta e destinação adequada.
O lixo produzido pela sociedade, tanto pelas pessoas, como empresas, precisa ser melhor aproveitado e, preferencialmente, retornar como matéria-prima de novos produtos.
Para ajudar nesse artigo vamos apresentar algumas maneiras de usar o plástico de forma sustentável na sua empresa. Continue lendo e confira!
Utilizando o plástico de forma sustentável na sua empresa
Não usar embalagens, copos e materiais de plástico seria o ideal, no entanto, nem sempre isso é possível.
De toda forma, algumas providências podem ser tomadas para diminuir os seus efeitos, a partir de medidas simples e de grandes resultados:
01. Evite plásticos usáveis apenas uma vez
Procure não adquirir produtos que possuam em suas embalagens, material plástico que não pode ser reaproveitados.
Faça a opção, quando possível, por mercadorias embaladas com papelão, que é um material de rápida decomposição, ou pelo vidro, que pode ser reutilizado para o armazenamento de alimentos, canetas, clips e outros produtos.
02. Adeus canudos de plástico!
Se pensarmos bem, não existe um motivo importante para a utilização dos canudos. Qualquer líquido pode ser bebido virando o copo.
Lembre-se que o canudo é feito de plástico e sua vida útil é de alguns minutos, depois se transforma em lixo e não serve para absolutamente nada.
Caso realmente precise, opte pelos canudos reaproveitáveis ou biodegradáveis.
03. Reutilize sacolas de plástico
Se não for possível abrir mão das sacolas plásticas, reutilize-as.
Tanto podem ser usadas para a colocação do lixo, como também como embalagens nas compras de produtos a granel.
04. Reutilize copos e garrafas de plástico
Sabe aquele copo descartável que você pega para a água ou café no início do expediente?
Você pode reutilizá-los durante todo o dia, evitando o desperdício e colaborando com a natureza.
Que tal ir um pouco além e disponibilizar canecas de verdade para seus colaboradores? Além de poder ser um material bem legal de divulgação da sua empresa, elas colaboram com o meio ambiente.
Além disso, as garrafas de água também podem ser reaproveitadas inúmeras vezes, bastando tão somente serem reabastecidas.
05. Faça a separação do lixo corretamente
Quando for preparar o lixo para ser coletado, não esqueça de separá-lo corretamente.
Coloque os recipientes de plásticos em local adequado para que possam ser coletados e levados para serem reprocessados e reaproveitados nas indústrias.
Essa é uma atitude simples, de fácil aplicação e que faz toda a diferença para o meio ambiente.
Basta apenas disponibilizar recipientes para cada tipo de material e conscientizar os colaboradores a respeito.
06. Contrate uma empresa de coleta de lixo com responsabilidade ambiental
Faça questão de saber que os resíduos da sua empresa chegarão aos locais adequados para sofrerem o processo de avaliação e serem destinados, se assim for possível, ao reprocessamento, colaborando com a sustentabilidade do planeta.
Para isso, basta contratar uma empresa de coleta de lixo que tenha responsabilidade ambiental e esteja envolvida no processo da reciclagem dos resíduos sólidos.
Para dar o destino adequado ao plástico e a outros resíduos sólidos, entre em contato com a Coletalixo.com e faça uma cotação.
É gratuita e você contribui com o meio-ambiente, além de atender a legislação vigente!