Quais tipos de resíduos devem ser encaminhados para a reciclagem?
Muita gente sabe da importância da separação dos resíduos sólidos para que sejam encaminhados para a reciclagem.
No entanto, uma dúvida ainda comum para boa parte da população é saber e reconhecer quais são aqueles que podem ser reaproveitados.
Mesmo entre o lixo não orgânico, existem materiais que não podem ser reciclados e que precisam de um destino correto para não poluir o meio ambiente.
Nesse artigo vamos apresentar os tipos de resíduos que devem ser encaminhados para a reciclagem e como esse processo funciona. Continue lendo e confira!
Identificando os resíduos que devem ser encaminhados para a reciclagem
Antes de entrarmos nesse assunto, é importante esclarecer que reciclar significa aproveitar e transformar produtos usados que iriam para o lixo em matéria-prima para serem reprocessados nas indústrias e retornarem ao mercado.
A reciclagem diminui a degradação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, reduz a extração de recursos naturais.
De uma maneira geral, sabe-se que os seguintes produtos podem ser reciclados:
- papel,
- plásticos,
- vidros,
- metal.
No entanto, nem todos os tipos existentes podem ser reaproveitados nos processos de reciclagem e para identificá-los com precisão deve-se fazer três perguntas:
O material é ou teve contato com orgânicos?
Os materiais orgânicos são aqueles formados por restos vegetais e animais, portanto, não podem ser reciclados para utilização nos processos industriais como matéria-prima.
No entanto, até mesmo o lixo orgânico pode ser reaproveitado em outros processos, como a compostagem (adubo) e a produção de energia, mas esse é um assunto para outro dia.
Os resíduos passíveis de reciclagem para utilização nos processos fabris precisam estar limpos e sem a presença de materiais orgânicos.
Além disso, eles devem ser descartados quando entram em contato com material tóxico.
Há tecnologia para reciclar o material?
O processo de reciclagem necessita de tecnologia para poder transformar o lixo em matéria-prima, portanto, de nada adianta separar os resíduos se não existir uma forma de processá-los.
Os processos de reciclagem vêm se aprimorando e novas tecnologias são desenvolvidas para o reaproveitamento dos resíduos sólidos, no entanto, elas precisam estar disponíveis na região ou ainda os resíduos devem ser transportados para um local adequado.
Há um comprador para o material reciclado?
Finalmente, e fechando o ciclo, faz-se necessário que existam compradores para os produtos processados.
De nada adianta a separação e o processo de preparação dos materiais reciclados se não existe demanda para o produto final.
Com a valorização e procura dos consumidores por produtos recicláveis, a indústria tem buscado por alternativas nessa área, adquirindo cada vez mais matéria-prima que tenha sua origem nos resíduos sólidos reprocessados.
Qual a importância de separar corretamente os resíduos?
A separação correta dos resíduos sólidos auxilia todo o processo de reaproveitamento do lixo, ou seja, evita que produtos passíveis de reciclagem sejam lançados nos lixões, aterros sanitários e no meio ambiente.
Portanto, tenha cuidado na separação, colocando no lixo reciclável somente os resíduos que realmente possam ser processados pelas centrais de coleta.
Os materiais que não são recicláveis e não podem ser misturados são:
- celofanes,
- etiquetas e fitas adesivas,
- fotografias,
- papéis laminados, oleados, plastificados, sujos,
- papéis vegetal e carbono,
- plásticos utilizados nos eletrodomésticos,
- computadores e telefones,
- embalagens plásticas metalizadas,
- ampolas, cristais, espelhos, lâmpadas, tubos de televisão e válvulas,
- vidros de automóveis, janelas, utensílios domésticos e temperados plano,
- embalagens de aerossol, esponjas de aço e grampos,
- latas de inseticidas, solventes químicos, tintas e de verniz.
Encaminhar os resíduos sólidos para a reciclagem é sinal de amadurecimento, responsabilidade e compromisso com o planeta. Faça sua parte e promova a qualidade de vida para todos.
Agora que você já sabe quais tipos de lixo devem ser encaminhados para a reciclagem, leia e conheça os 5 motivos para contratar uma empresa de coleta de resíduos.