Resíduos perigosos: o que são e como descartar?
Todo cuidado é pouco com os resíduos perigosos, uma vez que eles podem causar sérios problemas à saúde e danos ao meio ambiente.
Descartar o lixo é necessário, no entanto, é preciso discernimento com o que fazer com alguns resíduos que são considerados perigosos.
Trata-se de uma atitude que envolve responsabilidade, respeito e o descarte incorreto pode ser qualificado como crime.
A Lei 12.305/10 estabelece que determinados resíduos sólidos, após o consumo, devem retornar aos fabricantes, para serem encaminhados nos processos de reciclagem ou devidamente dispostos nos aterros sanitários.
Nesse post vamos apresentar o que são os resíduos perigosos e como devem ser descartados. Continue lendo e saiba mais a respeito!
O que são considerados resíduos perigosos?
Resíduos perigosos são todos aqueles que apresentam riscos para a saúde pública.
Muitos materiais que fazem parte do nosso cotidiano são perigosos para a saúde e podem causar sérios problemas ao meio ambiente se descartados indevidamente.
Nem todos podem ser reaproveitados em processos de reciclagem, portanto precisam ter um destino adequado para não acabarem contaminando:
- rios,
- mangues,
- campos,
- florestas,
- mares.
Os resíduos perigosos podem destruir ecossistemas e tornar terrenos improdutivos.
Quais materiais são considerados resíduos perigosos e por quê?
Muitos materiais são considerados resíduos perigosos e precisam ser devolvidos aos seus fornecedores para a sua correta destinação. São eles:
Produtos eletrônicos
Os resíduos de produtos eletrônicos, como TVs, rádios, computadores e demais equipamentos possuem em sua composição elementos perigosos à saúde e a natureza, tais como:
- chumbo,
- arsênio,
- mercúrio,
- zinco,
- cobre,
- outros metais pesados.
Diante disso, é importante que não tenham contato com organismos vivos e não sejam descartados em lixões ou a céu aberto.
Lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio em seu interior, um metal tóxico e perigoso, extremamente prejudicial à vida e a natureza, causando problemas no metabolismo de quem tiver contato.
Agrotóxicos
As embalagens dos agrotóxicos também são prejudiciais à saúde, portanto precisam ser encaminhados aos processos de reciclagem existentes no país.
Esses resíduos são reutilizáveis e voltam a servir como recipientes de produtos químicos.
Pneus
Os pneus são resíduos que se não reaproveitados levam cerca de 600 anos para sua decomposição.
Esse processo prejudica o ecossistema e polui a atmosfera, lançando substâncias tóxicas que podem causar sérios problemas de saúde.
Material hospitalar
Os resíduos hospitalares contêm materiais genéticos de outras pessoas que podem estar infectados com vírus ou bactérias.
Diante dessa realidade é imprescindível que tenha uma destinação correta e segura.
Produtos químicos
Os produtos químicos, inclusive as tintas, também são resíduos perigosos, uma vez que são tóxicos, corrosivos e inflamáveis, podendo causar sérios incêndios.
Além disso, podem provocar lesões na pele através do contato e possuem substâncias que causam doenças graves como, por exemplo, o câncer.
Como descartar esses resíduos?
Todos esses produtos estão enquadrados na PNRS, Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê para materiais perigosos a utilização da logística reversa, possibilitando o retorno do lixo aos fornecedores e fabricantes.
Muitos fabricantes oferecem serviços de recolhimento ou espaços adequados para que os descartes sejam depositados. Fique atento as informações.
Além disso, alguns municípios brasileiros preveem o encaminhamento adequado desse tipo de resíduo, portanto, vale uma consulta às regras estabelecidas em sua cidade.
Agora que você já sabe o que são e como descartar os resíduos perigosos, continue conosco, seguindo a Coletalixo.com para conhecer outras maneiras de preservar o meio ambiente.