5 dicas de consumo consciente

5 dicas de consumo consciente

Adotar o consumo consciente nas práticas do dia a dia colabora para a redução dos desperdícios e possibilita que tenhamos um planeta sustentável.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu e GlobeScan com consumidores de 27 países, inclusive o Brasil, demonstra que mais de 80% dos entrevistados brasileiros desejam que as empresas cuidem daquilo que está sob o seu controle.

O relatório “Vida Saudável e Sustentável 2020” mostra que 70% dos consumidores no Brasil esperam que as empresas não agridam o meio ambiente, e 60% gostariam que metas fossem estabelecidas pelas corporações para tornar o mundo mais sustentável.

Esses números apresentam uma nova realidade com relação ao assunto, onde a sociedade passa a se preocupar com o futuro do planeta e deseja ações sustentáveis por parte das empresas.

Nesse post apresentamos o consumo consciente e como ele pode ser praticado por todos aqueles que desejam um futuro melhor para o planeta. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como aplicar o consumo consciente no dia a dia?

O consumo consciente é perfeitamente possível de ser realizado por todas as pessoas que desejam diminuir as agressões à natureza e consumir produtos que tenham o foco na sustentabilidade. Para isso, deve-se observar:

Compras

O consumidor possui uma ferramenta poderosa para prestigiar produtos e fornecedores que possuem políticas sustentáveis, trata-se do seu poder de compra.

Ações como escolher produtos orgânicos, não adquirir mercadorias que venham em embalagens que se transformam em problemas para o meio ambiente e comprar somente o necessário, representam o início do consumo consciente.

Economize, reaproveite, reutilize e faça sua parte no processo de compras, escolhendo produtos que estejam associados a marcas reconhecidamente envolvidas em projetos ambientais.

Plástico

O plástico é um grande vilão para o meio ambiente, portanto, procure não adquirir aqueles que são utilizados apenas uma vez e são descartados.

Utilize sacolas reutilizáveis para fazer as suas compras e elimine os sacos plásticos que acabam chegando aos nossos oceanos e causando sérios problemas à natureza.

Lixo

A separação correta do lixo é outro ponto forte que faz parte das práticas de consumo consciente.

Procure dar o destino adequado ao lixo produzido em sua casa, onde os resíduos sólidos possam ser encaminhados a processos de reciclagem e retornem ao meio produtivo, tais como:

  • plástico,
  • metal,
  • papel,
  • vidro, 
  • alumínio.

Plantação

Plantar e cultivar uma pequena horta em sua casa e até mesmo no apartamento é uma maneira de economizar e contribuir com a natureza.

Além da não utilização de agrotóxicos, muitos produtos como hortaliças, ervas e leguminosas chegam à mesa com muito mais qualidade e contribuindo com a sustentabilidade.

Doação

Uma abundante quantidade de objetos são destinados ao lixo e acabam sendo desperdiçados, quando poderiam ter sido doados a pessoas ou entidades que teriam interesse em recebê-los.

Roupas e calçados em bom estado de uso que você não utiliza mais, bem como livros, brinquedos e utensílios em geral podem ajudar muita gente que não possui recursos para adquiri-los.

Procure por ONG ‘s, brechós beneficentes e instituições que tenham interesse em receber esses materiais e faça o bem ajudando quem precisa. Além disso, você mais uma vez demonstra que possui o senso do consumo consciente.

Não é difícil colaborar na melhora do planeta, bastando estar atento às ações e modificar certos hábitos em casa.

Agora que você já está envolvido com a conscientização, continue conosco e leia nosso post que apresenta o que é consumo sustentável e como praticá-lo!