Classificação e caracterização de resíduos: qual a diferença?
Existem diferenças entre a classificação e caracterização de resíduos, e conhecê-las é fundamental para poder providenciar o destino adequado desse material.
Muitas empresas também confundem os termos e acabam não atendendo a legislação da maneira correta, exatamente por desconhecerem o que pode ou não ser reaproveitado quanto a resíduos sólidos.
No português, a palavra classificar diz respeito ao ato de separar em grupos, enquanto caracterizar é uma análise das particularidades e distinções de algo.
Para a separação dos materiais destinados ao lixo, é necessário que exista a classificação e caracterização de resíduos.
Neste post apresentamos as diferenças e a importância em saber diferenciar e dar o destino correto a cada material que será descartado. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é classificação de resíduos?
A classificação de resíduos no Brasil ocorre a partir da NBR 10.004/04 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica, que determina e considera os riscos que esses materiais podem causar ao meio ambiente e a saúde pública.
Portanto, a classificação separa em grupos os resíduos com base no impacto que geram à sociedade, dividindo-os em duas classes:
Os da classe I são os considerados perigosos, que possuem características como:
- inflamabilidade,
- corrosividade,
- reatividade,
- toxicidade,
- patogenicidade.
Exemplos de materiais perigosos:
- tintas,
- lâmpadas fluorescentes,
- pilhas e baterias.
Os resíduos da classe II são os considerados não perigosos e são divididos em duas categorias.
Os não inertes, que são aqueles que possuem propriedades de biodegradabilidade, combustibilidade e solubilidade em água, portanto, sofrem mudanças e apesar de não apresentarem perigo, podem causar problemas aos rios, solo e atmosfera.
Entre os materiais não inertes, pode-se citar:
- materiais têxteis,
- restos de alimentos,
- gessos.
A outra categoria consiste dos produtos inertes, ou seja, aqueles que em contato dinâmico ou estático com água destilada ou deionizada não sofrem transformações químicas, físicas ou biológica, mantendo-se em seu estado por um longo período.
Alguns exemplos de materiais inertes são:
- pedras,
- sucatas de ferro,
- entulhos de demolição.
O que é caracterização de resíduos?
A caracterização de resíduos consiste em determinar os aspectos físicos, químicos e biológicos do material, quando poderá ser identificado o melhor destino para os mesmos.
Nesse caso, é considerado a origem, estado físico, constituição, atividade industrial e outras características para a definição do seu descarte, que poderá ser:
- aterro para resíduos perigosos,
- aterro sanitário,
- aterro de resíduos inertes,
- tratamento térmico, como: compostagem, incineração, coprocessamento.
Como aplicar a classificação e caracterização de resíduos?
A classificação e caracterização de resíduos deve ser realizada por todos aqueles que produzem grandes quantidades de lixo, possibilitando que o seu destino seja realizado da maneira correta.
Para isso existe o laudo de classificação, documento comprobatório do enquadramento dos materiais em uma das classes da NBR 10.004, que precisa ser elaborado por responsáveis técnicos habilitados.
Qual a importância do laudo de classificação?
O laudo de classificação e caracterização de resíduos é uma ferramenta utilizada para o plano de gestão dos resíduos gerados pelo empreendimento.
Através dele, é possível o desenvolvimento e a elaboração do PGRS — Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, exigência prevista para todos os que estiverem enquadrados na Lei Nº 12.305/2010.
A importância do atendimento a essa lei é proporcionar a todos:
- minimização na geração de resíduos,
- encaminhamento seguro e correto dos resíduos,
- proteção à saúde pública, recursos naturais e meio ambiente.
Se sua empresa ainda não observa esses preceitos, é hora de avaliar a situação e colaborar para um mundo melhor e um futuro adequado e seguro para a humanidade.
Agora que você já sabe distinguir a classificação e caracterização de resíduos, bem como a sua importância junto à sociedade, continue conosco e leia nosso post que mostra como o gerenciamento do lixo auxilia no combate da COVID-19!