Embalagens biodegradáveis ou recicláveis: como escolher?

Embalagens biodegradáveis ou recicláveis: como escolher?

Felizmente a sociedade, ainda que de forma lenta, já começa a prestar atenção aos cuidados que precisam ser tomados nos descartes e na utilização dos materiais. Qual a melhor opção quando da aquisição de produtos, utilizar embalagens biodegradáveis ou recicláveis?

Essa conscientização faz com que muita gente avalie as embalagens nas quais os produtos são acondicionados e, mais importante do que isso, dão o devido destino para esses resíduos sólidos para que não venham a causar danos ambientais.

Muitas empresas também estão atentas a essa situação, no entanto, uma dúvida persiste e causa alguma confusão quanto a melhor opção de uso.

Deve-se optar por que tipo de embalagem para a preservação do meio ambiente?

Neste post apresentamos a diferença entre embalagens biodegradáveis ou recicláveis e qual a melhor opção visando um mundo mais sustentável. Continue lendo e confira!

Qual a diferença entre embalagens biodegradáveis e recicláveis?

As dúvidas são frequentes com relação a melhor opção entre as embalagens biodegradáveis ou recicláveis.

Biodegradável é todo material que se desintegra no prazo máximo de 90 dias, a partir da ação de microrganismos, como bactérias e fungos.

Reciclável é o material que pode ser reconduzido à indústria, onde são reprocessados e transformam-se em novos produtos.

O comum entre esses tipos de embalagens é que ambas, se bem direcionadas, colaboram com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.

Meu negócio deve investir em embalagens biodegradáveis ou recicláveis?

Se você possui um empreendimento que necessita de embalagens para o acondicionamento dos produtos e pretende colaborar com a preservação do meio ambiente, precisará definir qual tipo será adotada.

A melhor opção são as embalagens biodegradáveis ou recicláveis? Vamos analisar cada uma delas:

Biodegradáveis

As embalagens biodegradáveis só oferecem os benefícios que se propõe se forem descartadas corretamente, ou seja, se remetidas aos locais corretos para processamento.

Nesses casos, quando são enviadas a aterros sanitários e lixões, demorarão muito tempo para se decompor, portanto, sem proveito algum.

Para que possam se decompor dentro do prazo adequado, precisarão ser remetidos para ambientes onde se praticam a compostagem, ou seja, locais preparados para que esses materiais sejam deteriorados através das ações dos microrganismos, conforme já mencionado anteriormente.

Essa situação muitas vezes acaba não ocorrendo, principalmente nas grandes cidades onde os ambientes para compostagem são em pequeno número, o que dificulta a destinação das embalagens da maneira correta.

Recicláveis

As embalagens recicláveis também dependem do descarte adequado, caso contrário, também podem parar em aterros ou lixões, onde o processo de decomposição é inadequado para a proteção ambiental.

São considerados materiais recicláveis:

  • papel,
  • vidro,
  • alumínio,
  • metal,
  • plástico.

Muitas cidades do Brasil já possuem cooperativas e empresas que trabalham a reciclagem e que dão destinos adequados para o processamento dessas embalagens, realizando a triagem e fazendo o encaminhamento às indústrias.

Diante dessa realidade, os dois tipos de embalagens são excelentes opções para a preservação do meio ambiente, desde que o consumidor saiba e possa realizar o descarte da maneira correta.

Uma maneira de divulgar e promover sua marca é criar em seu site uma página de orientação a respeito das embalagens que acompanham os seus produtos e como esses devem ser descartados.

Divulgue essas informações no rótulo das embalagens, nas redes sociais e contribua efetivamente para a preservação da natureza.

Agora que você já sabe que as embalagens biodegradáveis ou recicláveis são boas alternativas para a sua empresa, continue conosco e leia nosso post que mostra o que são e como investir em embalagens sustentáveis!