5 dicas para evitar multas ambientais
As multas ambientais são previstas em lei e podem desequilibrar as finanças de qualquer empreendimento que não cumpre com suas obrigações.
A Constituição brasileira, no artigo 225, prevê a proteção ambiental, preservando a fauna e a flora, e proporcionando à população e futuras gerações mais qualidade de vida.
A Lei n.º 9.605/1998 apresenta as sanções penais e administrativas impostas a partir das agressões ao meio ambiente.
No entanto, além da legislação, a preservação ambiental precisa ser tomada como prioridade pela sociedade para que se possa garantir um futuro adequado, visto que muitos problemas atuais demonstram a reação da natureza em função das agressões cometidas, tais como:
- enchentes,
- desmoronamentos,
- secas,
- tempestades,
- ciclones.
Para se ter ideia da dimensão dessa situação, a CNM, Confederação Nacional de Municípios, disponibiliza na internet o Observatório dos Desastres Naturais, onde é possível buscar informações desses fenômenos em qualquer lugar do Brasil.
Nesse post, tratamos desse importante tema e o que a sua empresa deve fazer para evitar as multas ambientais. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Como evitar multas ambientais
As multas ambientais são aplicadas a partir das autuações realizadas pelos órgãos competentes, quando constatadas irregularidades cometidas por alguma empresa.
As autuações ocorrem quando existem práticas que são consideradas crimes contra:
- a fauna,
- a flora,
- o ordenamento urbano e o patrimônio cultural,
- a administração ambiental,
- de poluição e outros.
Para evitar esses problemas, são necessárias as seguintes ações:
Tenha um plano de gerenciamento de resíduos sólidos
O PGRS, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, é um documento que aponta as alternativas que serão adotadas com relação a esse assunto, atendendo às exigências previstas em lei.
O plano apresenta as ações implementadas em cada etapa, desde:
- geração dos resíduos,
- movimentação,
- transporte,
- descarte do material.
Deixe em dia todos os certificados de licenciamento ambiental
O licenciamento ambiental é exigido pelo poder público a todas as empresas que utilizam recursos naturais ou que sejam consideradas poluidoras.
As licenças envolvem ações e a emissão de certificados que possuem datas de validade, tais como:
- licença prévia – máximo de 5 anos,
- licença de instalação – máximo de 6 anos,
- licença de operação – máximo de 10 anos.
Estruture a logística reversa
Se a sua empresa estiver enquadrada na Lei n.º 12.305/2010 como: fabricante, importador, distribuidor ou comerciante de produtos incluídos nos grupos determinados pela legislação (artigo 33), precisará estruturar a logística reversa.
Essa estrutura consiste em providenciar o retorno dos produtos após a sua utilização, de forma independente do serviço público de limpeza.
Garanta o descarte correto dos resíduos
O descarte correto dos resíduos é fundamental para evitar multas ambientais, onde as leis estabelecidas pelo município sede de sua empresa precisam ser atendidas.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, o PGIRS, Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, exige que os grandes geradores de lixo contratem uma empresa responsável para a execução dos seguintes serviços:
- coleta,
- transporte,
- tratamento,
- destinação final dos resíduos.
Conte com a Coletalixo.com para evitar multas ambientais
Para evitar multas ambientais e contar com serviços que atendam à legislação e estejam de acordo com os padrões, conte com a plataforma da Coletalixo.com.
Essa plataforma permite que sua empresa encontre um transportador licenciado para a coleta do lixo, possibilitando a escolha daquele que ofereça os serviços de acordo com as necessidades e características do seu empreendimento.
Dessa forma, sua empresa estará regularizada perante a prefeitura, AMLURB, CETESB, ANVISA, IBAMA e demais órgãos voltados à proteção ambiental.
Para conhecer mais sobre o assunto e evitar as multas ambientais, tire suas dúvidas no FAQ da Coletalixo.com e conheça detalhes a respeito!