Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2021: como cumprir a legislação?

Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2021: como cumprir a legislação?

A PNRS, Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi aprovada em 2010 e tem por objetivo organizar a coleta, processo e destino do lixo em todo o país.

A Lei nº 12.305/2010 determina que os setores públicos e privados tenham transparência no gerenciamento dos seus resíduos sólidos.

Com o aumento do consumo nas cidades, o descarte não ocorre da maneira adequada, causando sérios problemas para o meio ambiente através da contaminação do:

  • solo,
  • corpos d’águas,
  • atmosfera.

Além disso, grande parte do material descartado poderia ser reutilizado, poupando recursos naturais e financeiros, e voltando às linhas de produção das indústrias como matéria-prima, para o desenvolvimento de novos produtos.

Neste post apresentamos as novidades e o que precisa ser feito para que sua empresa cumpra com a legislação da PNRS 2021. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que fazer para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2021?

Para colaborar e cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2021, as empresas precisam estar atentas às seguintes ações:

Logística reversa de embalagens

Uma das maneiras de colaborar efetivamente com a PNRS é tratar com seriedade a logística reversa de embalagens.

Uma política adequada do seu negócio, incentivando o encaminhamento correto das embalagens que serão descartadas, evita que elas sejam enviadas a lixões e aterros sanitários.

Além disso, fortalece o trabalho dos catadores e das empresas e cooperativas de reciclagem que transformam os resíduos em matéria-prima e providenciam o retorno desse material para as indústrias.

Esteja por dentro da legislação no seu estado e município

Avaliar as legislações estadual e municipal de onde a sua empresa está instalada é fundamental para estar em acordo com as obrigações e evitar problemas e prejuízos.

Muitos estados estão desenvolvendo legislação a esse respeito, providenciando para estarem adequados à Política Nacional de Resíduos Sólidos do Governo Federal.

Alguns municípios também já estabeleceram leis, como em São Paulo, onde grandes avanços já foram verificados.

Adequar-se a essas leis é contribuir para a resolução desse sério problema e eliminar consequências ainda mais graves no futuro.

Gerencie os resíduos sólidos

Outra ação fundamental e de extrema importância é o gerenciamento dos resíduos sólidos que deverá ser desenvolvido por sua empresa.

Para isso, é importante criar um PGRS, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, no qual conste os tipos de materiais que serão descartados, as quantidades e o destino adequado.

É importante destacar que o PGRS passou a ser obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2021 em todos os municípios que contam com um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Como será o PNRS em 2021?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem por metas em 2021:

  • encerrar o funcionamento dos lixões no país até agosto deste ano,
  • implantar a coleta seletiva em todos os municípios do país em 2021.

Para isso, ações precisam ser tomadas imediatamente, tanto por parte dos governantes, como pelas organizações geradoras de resíduos.

O governo, nas esferas federal, estadual e municipal, busca resoluções para o cumprimento das metas estabelecidas, e as companhias precisam se adequar e colaborar com o processo, para receberem o reconhecimento da sociedade como empreendimentos sustentáveis.

Cada vez mais os consumidores estão apoiando e prestigiando as marcas que desenvolvem ações voltadas à proteção do meio ambiente, portanto, vale a pena buscar alternativas que colaborem com a natureza.

Agora que você já conhece a Política Nacional de Resíduos Sólidos para o ano de 2021, conte com a Coletalixo.com, uma empresa pronta para lhe auxiliar a solucionar o problema da coleta, transporte e destinação final de resíduos gerados pelo seu negócio!