Valorização de resíduos: 4 dicas para adotar essa prática

Valorização de resíduos: 4 dicas para adotar essa prática

Vivemos uma época em que economizar e obter novos recursos para a empresa é fundamental para atravessar o período de crise que enfrentamos. A valorização de resíduos pode trazer excelentes resultados para o seu negócio.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2019 foram geradas 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos, que acabaram descartados no país, quando poderiam ter sido transformados em dinheiro e gerado empregos.

Essa quantidade de resíduos descartados, inadequadamente, deixou de colaborar para os cofres das empresas valores na ordem de R$ 14 bilhões.

Infelizmente, no Brasil, apenas 4% do lixo gerado passa pela cadeia de reciclagem e reaproveitamento, segundo dados da Abrelpe, o que significa sérios prejuízos para a economia e meio ambiente.

No entanto, a valorização de resíduos é perfeitamente possível e pode colaborar com sua empresa. Continue lendo nosso post e conheça 4 dicas para adotar boas práticas em relação a esse assunto!

O que é a valorização de resíduos?

A valorização de resíduos consiste em aproveitar ao máximo todas as sobras de materiais que são atualmente vistas como lixo.

Isso significa que aquilo que é jogado fora pode se transformar em recursos para o empreendimento, evitando que esse material seja descartado no:

  • aterro sanitário,
  • lixão,
  • meio ambiente.

Essa ação diminui os desperdícios, colabora com a sustentabilidade e produz recursos financeiros para a empresa geradora dos resíduos.

Como adotar essa prática em empresas?

Existem 4 formatos interessantes que sua empresa pode adotar para a valorização de resíduos. Vamos conhecê-los:

Compostagem

A compostagem é uma excelente alternativa para empresas que geram resíduos orgânicos, como restos de comidas, cascas e bagaços.

O processo consiste na degradação desses resíduos através de microorganismos, gerando um material chamado “composto”, que pode ser utilizado na área agrícola, em jardins e hortas, como adubo orgânico.

Reciclagem

A reciclagem consiste em transformar os resíduos sólidos em insumos ou matérias-primas, devolvendo eles aos processos industriais e transformando em novos produtos para serem comercializados no mercado.

Muitas sobras de produção, de determinadas empresas, são necessárias em outros empreendimentos que as utilizam nos seus processos industriais.

Comercializar esse material é uma forma inteligente de dar o destino apropriado aos resíduos e obter lucratividade nessa operação.

Reutilização

A reutilização vem ganhando espaço e a simpatia da sociedade, pois evita que materiais sejam utilizados apenas uma vez e depois jogados no lixo.

É o caso de galões de água, botijões de gás e garrafas de bebidas, além do reaproveitamento de embalagens a partir da oferta do refil no mercado, ou seja, apenas o conteúdo do produto é reposto, mantendo-se a embalagem da primeira compra.

Suas mercadorias se enquadram nessa realidade? Que tal diminuir os custos com embalagens e oferecer itens sustentáveis e que agradem o consumidor?

Isso também é valorização de resíduos!

Destine corretamente o restante dos materiais

Existem resíduos que não são passíveis de reaproveitamento e precisam ser descartados da maneira adequada, contribuindo com o meio ambiente e possibilitando que os materiais recebam o tratamento correto, para não causarem prejuízos a sociedade.

Nesse caso, é importante contar com uma empresa que possa colaborar no processo, onde os materiais sejam coletados e direcionados aos locais corretos.

A Coletalixo.com é uma plataforma que possibilita essa ação, reunindo empresas geradoras de resíduos com transportadores homologados e capacitados a desenvolverem os serviços de coleta.

Para conhecer mais sobre nossa solução, acesse o site da Coletalixo.com e conte com uma empresa que integra tecnologia e sustentabilidade para o desenvolvimento de um mundo melhor!