Selos e certificados: qual sua relação com a cadeia de reciclagem?

Apesar de algumas conquistas, ainda estamos dando os primeiros passos no Brasil com relação à cadeia de reciclagem de resíduos sólidos.

Segundo um estudo realizado pela organização alemã, Fundação Heinrich Boll, apenas 1,28% do lixo plástico é reciclado em nosso país.

Para compensar, a reciclagem de latas de alumínio atingiu 97,6% em 2019, segundo a Abal, Associação Brasileira de Alumínio.

Esses dados encontram-se na matéria da BBC News Brasil, trazendo detalhes dos problemas e desafios que governo e sociedade precisam enfrentar com relação ao assunto.

Para contribuir com esse processo, selos e certificados incentivam as empresas que adotam os processos da cadeia de reciclagem e contribuem para um futuro sustentável. Continue lendo nosso post e entenda mais desse assunto!

Como funciona a cadeia de reciclagem no Brasil?

Apesar de existir no Brasil uma legislação que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, infelizmente, ainda estamos distantes dos objetivos a serem alcançados. 

Isso ocorre em decorrência das seguintes situações:

  • pouca conscientização ambiental,
  • falta de regulamentação e fiscalização,
  • baixa adesão por parte dos governos estaduais e municipais ao projeto.

A cadeia de reciclagem está prevista para funcionar, adotando-se ações que envolvem toda a sociedade nos processos de:

  • descarte – separação do lixo a ser reciclado ou reaproveitado,
  • coleta – responsabilidade e destino adequado por parte dos grandes geradores e implantação da coleta seletiva nos municípios,
  • triagem – separação e tratamento dos resíduos,
  • valorização – comercialização dos resíduos junto às indústrias.

O que são selos e certificados de sustentabilidade?

Os selos e certificados são rótulos ambientais que garantem que uma empresa ou instituição utiliza metodologias e processos voltados ao desenvolvimento de produtos e serviços, além de mostrar que a instituição possui uma infraestrutura adequada para a preservação do meio ambiente.

Esses selos são utilizados nos materiais de divulgação das empresas e embalagens dos seus produtos, demonstrando à sociedade e ao consumidor que aquela mercadoria atende a legislação e colabora efetivamente para a sustentabilidade do planeta.

Os resultados a partir da obtenção desses certificados são observados das seguintes formas:

  • cumprimento da legislação pertinente,
  • reconhecimento pela sociedade como uma empresa sustentável,
  • atendimento às exigências do mercado exterior,
  • visibilidade junto a investidores.

A sociedade valoriza, apoia e prestigia produtos e empresas que estejam ligados às ações que protejam a natureza. 

Diante disso, o selo passa a ser uma excelente referência a esse respeito.

Qual é a relação entre selos e certificados, e a cadeia de reciclagem?

Os selos são emitidos por organizações e instituições reconhecidas pelo mercado que têm por objetivo monitorar e garantir que as empresas que conquistam essa certificação desenvolvem processos sustentáveis.

As empresas que desenvolvem processos que atendam a cadeia de reciclagem também podem se candidatar a receber essa certificação e a utilização desses selos.

Organizações como a eureciclo e Green Dot são exemplos de instituições que rastreiam e monitoram os processos das diversas empresas certificadas voltadas às boas práticas dos processos de reciclagem.

A primeira desenvolve a compensação de embalagens e, consequentemente, a certificação de empresas no Brasil e a segunda é voltada ao mercado europeu.

Se sua empresa ainda não avaliou essa possibilidade, é hora de estudar o assunto e participar ativamente dos processos voltados à sustentabilidade e qualidade de vida em nosso país. A responsabilidade é de todos nós.

Agora que você já sabe sobre a importância dos selos, certificados e a relação que possuem com a cadeia de reciclagem, conheça também a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2021 e saiba como cumprir a legislação!