Micropoluentes: quais os reais impactos?
Os micropoluentes são substâncias tóxicas, orgânicas ou minerais que causam danos a saúde humana e ao meio ambiente.
Elas são encontradas em produtos que fazem parte do dia a dia da sociedade e que você certamente possui em casa, tais como:
- cosméticos,
- remédios,
- inseticidas,
- produtos de limpeza.
O uso constante e contínuo dessas substâncias pode gerar danos a longo prazo, quando concentrados nos ambientes e organismos.
Diante dessa realidade, todos os cuidados precisam ser tomados para que os micropoluentes não criem sérios problemas, contaminando a natureza e provocando doenças nas pessoas.
Neste post, apresentaremos detalhes dessa ameaça e os seus reais impactos no meio ambiente. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
O que são micropoluentes?
Como já mencionado, os micropoluentes são substâncias tóxicas que causam problemas às pessoas e ao ambiente, quando não destinados da maneira correta a locais apropriados para seu descarte, ou não tratados convenientemente.
Essas substâncias não são passíveis de tratamento através de efluentes ou água convencional, portanto não são completamente biodegradáveis e removíveis.
Além disso, possuem as seguintes características:
- são bioacumulativas, biomagnificantes e persistentes,
- são rapidamente transferidas de local via a água e ar,
- estão diretamente ligadas a disfunções hormonais, neurológicas, reprodutivas e imunológicas.
Quais são as classificações dos micropoluentes?
Os micropoluentes são classificados em quatro famílias:
Produtos farmacêuticos
Os produtos farmacêuticos são normalmente provenientes de hospitais, clínicas e os próprios efluentes das cidades. A falta de tratamento faz com que as seguintes substâncias sejam depositadas na natureza:
- antidepressivos,
- betabloqueadores,
- produtos quimioterápicos,
- antibióticos,
- broncodilatadores,
- analgésicos.
Micropoluentes orgânicos
Os micropoluentes orgânicos são observados nos efluentes das cidades, agrícolas e industriais, acumulando:
- cosméticos,
- pesticidas,
- detergentes,
- hidrocarbonetos,
- solventes.
Hormônios
Os hormônios são de origem natural, ou seja, produzidos pelo corpo, além dos sintéticos, aqueles ingeridos como medicamentos. Também são encontrados nos efluentes das cidades.
Metais e elementos radioativos
Os metais e elementos radioativos são normalmente provenientes das indústrias, sendo altamente prejudiciais à natureza, ser humano e animais, tais como:
- mercúrio,
- chumbo,
- arsênio,
- urânio,
- cádmio.
Como esses compostos impactam o meio ambiente?
Os micropoluentes vem sendo estudados e laboratórios já sabem que por suas particularidades, como não biodegradáveis, persistentes e bioacumulativos, seus impactos são agressivos, especialmente nas espécies aquáticas.
Esses problemas acabam chegando à mesa das famílias e na própria água não tratada adequadamente, colaborando na expansão de doenças, como, por exemplo:
- câncer,
- diabetes,
- infecções,
- asma,
- hipertensão,
- infarto,
- mal de Parkinson,
- mal de Alzheimer.
A saída para a resolução desse sério problema seria, em primeiro lugar, a educação ambiental, onde todos os cuidados devem ser tomados para evitar a poluição dos rios, manguezais, matas e oceanos.
Na sequência, estaria a eliminação dessas substâncias nos tratamentos dos efluentes e da água, consumida pela sociedade.
Já existem tecnologias que possibilitam a remoção e retenção dos micropoluentes, mas ainda são utilizadas de forma tímida pelos órgãos responsáveis pelo assunto.
O fato é que os cuidados precisam ser tomados ao nível mundial, porém, o problema precisa ser conhecido pela sociedade e cada pessoa pode contribuir adquirindo produtos de origem natural.
As mudanças no comportamento das pessoas no dia a dia, bem como a conscientização dos empreendedores e governantes, podem reter o problema e evitar que os micropoluentes destruam ecossistemas e poluam o meio ambiente.
Aqui na Coletalixo.com contribuímos para que nossos clientes destinem corretamente todos os tipos de resíduos, inclusive os micropoluentes. Faça uma cotação gratuita agora mesmo!