NBR 10004/2004: como é classificada?
A NBR 10004/2004 é uma diretriz da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que tem por objetivo classificar e apontar os resíduos sólidos que podem causar riscos ao meio ambiente e à saúde da população.
Para isso, ela define critérios de classificação, possibilitando que as empresas possam realizar uma gestão adequada a esse respeito.
A partir dessa norma identificam-se os principais aspectos dos resíduos, com relação a sua composição:
- física,
- química,
- biológica.
Para se ter ideia, segundo os dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, em 2010 o nosso país gerava 66,7 milhões de toneladas lixo por ano, subindo para 79,1 milhões em 2019.
Toda essa quantidade de resíduos precisa receber a devida atenção com relação à coleta, transporte e destino final, o que, infelizmente, está acontecendo a passos muito lentos.
Nesse post apresentamos a NBR 10004/2004 e a classificação dos resíduos sólidos no Brasil. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
O que é NBR 10004/2004?
Visando criar uma referência para a classificação dos resíduos sólidos pelos seus geradores, foi desenvolvida a NBR 10004/2004.
Trata-se de uma norma técnica brasileira que define e classifica esses resíduos desde a sua origem, observando os processos e atividades responsáveis pelo seu surgimento, além da constituição e características que podem causar problemas ambientais e à saúde pública.
As empresas geradoras desses resíduos precisam, a partir desse documento, separar e dar o destino adequado a todo tipo de lixo que vieram a produzir, garantindo segurança a sociedade.
Como é o processo de classificação?
O processo de classificação dos resíduos sólidos é dividido em duas classes:
- perigosos,
- não perigosos.
Fazendo parte dos não perigosos, eles são divididos em não inertes e inertes. Vamos conhecer detalhadamente cada um deles:
Resíduos classe I
Os resíduos classe I são os conhecidos como perigosos, ou seja, podem causar riscos à saúde, provocando incidência de doenças, acentuando os seus índices e, até mesmo, levando pessoas a óbito.
Também são considerados perigosos aqueles resíduos que podem causar problemas ao meio ambiente.
Esses resíduos podem apresentar as seguintes características:
- corrosividade,
- toxicidade,
- inflamabilidade,
- patogenicidade,
- reatividade.
Resíduos classe II
Os resíduos classe II são aqueles considerados não perigosos, o que o próprio nome deixa claro com relação às suas características.
No entanto, como já mencionado, são divididos em duas classes.
A primeira é conhecida como resíduos classe II A e compostos por produtos não inertes.
São considerados não inertes todos os resíduos que não possuem tendências a sofrer algum tipo de reação química.
Eles podem apresentar as seguintes propriedades:
- biodegradáveis,
- comburentes,
- solúveis em água.
Ainda na classe dos não perigosos, existem os inertes, conhecidos na NBR 10004/2004 como, resíduos classe II B.
São aqueles que quando em contato com a água mantêm-se inalterados por um longo espaço de tempo, não sofrendo transformações físicas, químicas ou biológicas.
A partir dessa classificação, as empresas precisam tomar as providências para realizarem a separação, solicitarem a coleta e o transporte desses resíduos para os locais adequados, onde poderão sofrer os processos segundo as suas características.
Esse processo deve estar de acordo com o LCRS, Laudo de Classificação de Resíduos Sólidos, emitido de forma individual para cada tipo de lixo gerado pela empresa.
O não cumprimento da legislação pertinente ao assunto gera multas e até mesmo a perda da licença ambiental.
Agora que você conhece a NBR 10004/2004 e sua importância, conte com a Coletalixo.com para encontrar o melhor transportador para o lixo da sua empresa! Basta acessar nosso site e fazer a sua cotação online e em tempo real.