Por que não utilizar canudos plásticos e como substituí-los?
Os cuidados com a natureza estão definitivamente chamando a atenção da sociedade. Campanhas e ações para a eliminação dos canudos plásticos foram observadas em países como os Estados Unidos, Inglaterra e também no Brasil.
O uso excessivo do plástico é uma grave questão ambiental, uma vez que ele leva mais de 400 anos para se decompor na natureza.
Isso significa que qualquer material plástico descartado em 2020, só estará completamente decomposto em torno de 2420.
Essa informação assusta as pessoas, pois pensando a respeito e analisando a quantidade de lixo plástico que é descartado diariamente pela população, conclui-se que vivemos em um cenário alarmante em relação ao meio ambiente.
Os “inofensivos” canudos plásticos contribuem para que esse problema seja agravado em todo o mundo. Nesse post vamos abordar essa situação e de que maneira eles podem ser substituídos. Continue lendo e confira!
Por que não utilizar canudos plásticos?
O principal motivo para não utilizar canudos plásticos envolve exatamente a matéria-prima da qual ele é fabricado.
Como já foi mencionado, o plástico é um problema para a natureza em função da demora na sua decomposição.
O canudo é ainda mais preocupante, uma vez que são fabricados utilizando polipropileno e poliestireno, materiais que não são biodegradáveis e são de difícil reciclagem.
Se considerarmos que a vida útil dos canudos de plásticos é de apenas 10 minutos, e que serão necessários mais de 400 anos para que se decomponham, fica fácil concluir que esse produto deve ser eliminado do mercado.
O descarte inapropriado dos canudos acaba levando-os a atingir os oceanos, carregados principalmente pelos vento e pelas chuvas.
Diversos animais marinhos estão sendo dizimados pela poluição e pelo lixo gerado pelo homem, pois acabam ingerindo esses materiais.
Se ainda assim concluímos que é impossível viver sem canudos, é importante ressaltar que existem opções que podem substituir os de plásticos.
Como substituir os canudos plásticos?
Existem algumas opções que podem substituir completamente os canudos plásticos e que possibilitam ao usuário a praticidade na utilização desse acessório no ato de consumir líquidos.
São os canudos de:
- papel,
- metal,
- bambu.
Vamos conhecer cada um deles e suas vantagens em relação aos canudos de plástico:
Canudos de papel
Os canudos de papel substituem com a mesma qualidade os plásticos, no entanto, apresentam um diferencial muito positivo.
Esse modelo se decompõe na natureza em apenas 6 meses, diminuindo significamente seu impacto ambiental.
Canudos de metal
Os canudos de metal são comprados em lojas e passam a ser acompanhantes daqueles que não abrem mão em utilizá-los para apreciarem as suas bebidas.
Normalmente são utilizados por pessoas que não aceitam o uso de descartáveis.
Eles precisam ser lavados e mantidos em locais higienizados, passando a fazer parte dos utensílios da cozinha.
Canudos de bambu
Os canudos de bambu também são reutilizáveis, no entanto, são naturais, laváveis e procedem de fontes renováveis.
Uma excelente opção para aqueles que zelam pela preservação da natureza.
Não utilizar canudo
Essa, sem dúvida, é uma opção muito inteligente, pois o canudo é apenas um acessório para sorver o líquido que está em um recipiente.
Não utilizá-lo não impede em nada o consumo da sua bebida predileta.
O canudo pode ser dispensado exceto por pessoas que estejam doentes e o utilizam para conseguir se alimentar.
Nos demais casos, o copo é a melhor opção em todos os sentidos.
Agora que você está informado sobre os impactos causados pelos canudos plásticos na natureza e como substituí-los adequadamente, que tal ler nosso post sobre como contribuir para diminuir o plástico nos oceanos?!