reciclagem do lixo

Como funciona a reciclagem do lixo?

Todos os dias adquirimos uma série de produtos, onde parte deles se transforma em lixo.

O lixo nada mais é do que sobras e restos que não interessam mais as pessoas a partir da aquisição, troca ou obsolência de algum produto.

O pão vem embalado em papel, já o leite vem em plásticos ou em embalagens de tetra, as bebidas chegam em recipientes de vidro ou plástico e as frutas precisam ser descascadas para o consumo.

Isso vale para praticamente tudo o que consumimos diariamente.

Sete bilhões de pessoas, todos os dias, consomem produtos e geram lixo, mas ainda apenas uma minoria se preocupa com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Uma medida que pode impactar de forma significativa nessa produção é a reciclagem do lixo.

Nesse artigo vamos mostrar como ela funciona e por qual motivo é importante para a sustentabilidade do planeta, continue lendo e confira!

O que é reciclagem de lixo?

Nem todo o lixo pode sofrer o processo de reciclagem, uma vez que parte dele é de material orgânico que, nesse caso,  pode ser utilizado como adubo ou gerador de energia.

No entanto, uma grande quantidade de lixo é de resíduos sólidos que podem ser reciclados ou reaproveitados.

As práticas de sustentabilidade apresentam um modelo interessante que contribui para o meio ambiente e incentiva a utilização de 3 ações fundamentais para o tratamento dos resíduos sólidos.

São os 3 Rs da Sustentabilidade que sugerem as seguintes ações:

Reduzir – tem por objetivo conscientizar as pessoas a comprarem aquilo que realmente irá ser utilizado, evitado o desperdício e o lixo desnecessário.

Reutilizar – tem por objetivo aproveitar resíduos para outras finalidades. Uma garrafa de vidro pode se transformar em um vaso, folhas impressas de um lado podem ser transformadas num bloco de rascunho para o uso das páginas em branco.

Reciclar – consiste na separação dos resíduos que podem ser reaproveitados pelas indústrias. Separá-los e destiná-los a locais apropriados colabora, de forma efetiva, na preservação do meio ambiente.

Aplicar os 3 Rs é colaborar com o meio ambiente e com um mundo melhor, mas, vale lembrar que nem todo resíduo pode ser reciclado.

Quais resíduos podem ser reciclados?

Agora que ficou claro a diferença entre reutilizar e reciclar, vamos conhecer alguns resíduos que podem ser reciclados.

Bons exemplos de resíduos que diariamente são jogados no lixo comum são:

  • Plástico;
  • Vidros;
  • Papel;
  • Borracha;
  • Metal.

Esses materiais são recicláveis e podem voltar às linhas de produção para serem reprocessados. Todos podem ser transformados em matéria-prima para novos produtos.

No entanto, cada qual possui características próprias e são processados de maneira diferenciada, portanto, não podem estar misturados.

Como posso contribuir para a reciclagem do lixo?

O primeiro passo é fazer a separação do lixo de sua casa e na sua empresa.

Separe os resíduos sólidos em coletores separados (lixeiras, containers, etc), bem como não o misture com o lixo orgânico.

Enquanto o lixo orgânico tem como melhor destino os aterros sanitários, onde podem ser utilizados na produção de energia, por exemplo, os resíduos sólidos podem ser encaminhados às empresas especializadas no assunto.

Muitas cidades, inclusive, possuem cooperativas de coletores e reciclagem de resíduos sólidos, e serviços específicos de coleta desse material. 

Também existem campanhas e programas desenvolvidos por ONGs, Cooperativas ou ainda por Associações de Moradores e, até mesmo, por Prefeituras Municipais que incentivam a separação e o destino correto do material reciclável.

Se você gostou desse artigo que tal começar conhecer um pouco mais a respeito desse assunto, lendo nosso post sobre a importância do serviço de coleta de lixo seletivo?