Decomposição do plástico: por que a reciclagem é a melhor opção?
O aumento na geração de resíduos, a preocupação em relação à decomposição do plástico e os danos que o material pode causar são assuntos de ordem mundial por parte de ambientalistas, autoridades e sociedade em geral.
Em 2017, a Organização das Nações Unidas lançou um documentário alertando que o material está cobrindo e destruindo o planeta.
Os dois principais motivos é o descarte indevido e a alta durabilidade dos mais diversos tipos de plástico, ou seja, ele leva muitos anos, até séculos, para se decompor.
Quer saber quanto tempo leva a decomposição do plástico e por que optar com a reciclagem é uma forma de contribuir com o meio ambiente? Continue lendo!
Quanto tempo dura a decomposição do plástico?
Os mais diversos tipos de plásticos estão presentes no dia a dia de famílias, hospitais, restaurantes, escolas e empresas no geral.
Eles contribuem no lazer e também facilitam a nossa rotina de tarefas profissionais. No entanto, podem causar grandes prejuízos à natureza.
Confira quanto tempo leva a decomposição do plástico nos resíduos mais comuns gerados por nós:
Garrafas PET
Segundo uma matéria publicado no portal Nosso Foco, a cada minuto são vendidas em média um milhão de garrafas PETs.
E segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, a decomposição do plástico pode levar entre 200 a 600 anos.
Quando jogados nos mares e rios, o material libera substâncias tóxicas que, com o tempo, podem contaminar a água.
Além disso, alguns animais se machucam com essas embalagens por tentarem comê-las.
Sacolas plásticas
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), diariamente são consumidas no Brasil cerca de 33 milhões de sacolas plásticas, a maioria delas usada por supermercados, padarias, etc.
Na maioria das vezes, o seu descarte é feito de forma errada e prejudicial ao meio ambiente. Boa parte delas chega aos bueiros, causando entupimentos e provocando alagamentos nas ruas.
Muitas também chegam aos lixões, quer simplesmente jogadas ou acomodando resíduos. Esse material impermeabiliza o solo, o que faz com que a biodegradação dos resíduos orgânicos não aconteça. Como consequência, temos a emissão do gás metano.
Segundo a ABRAS, a decomposição do plástico da sacola leva até 100 anos.
Isopor
O isopor é composto por um tipo de plástico e a decomposição do material pode levar até 150 anos.
O Brasil produz em média 100 mil toneladas do material por ano e, apesar dele ser muito usado em placas e caixas para o consumidor final, é a construção civil o segmento que mais utiliza o isopor.
Descartados incorretamente contribuem para o entupimento de valas e bueiros. As conhecidas pelotas ou bolinhas de isopor, quando jogadas ao mar, confundem peixes, baleias e golfinhos, que os ingerem na busca por alimentos, afetando o sistema digestivo.
Além desses, temos outros materiais plásticos que são usados no dia a dia. Acompanhe o tempo de decomposição de cada um deles:
- esponjas, tempo indeterminado,
- fralda descartável, 450 a 600 anos,
- luvas de borracha, indeterminado,
- fralda descartável, 450 anos,
- tampinhas de garrafa, 100 a 500 anos,
- papel plastificado, 1 a 5 anos,
- copo plástico, de 250 a 400 anos,
- potes plástico, como de sorvete, 450 anos.
Por que optar pela reciclagem?
O Brasil é o quarto produtor de resíduos plásticos do mundo, gerando em média 11,3 milhões de toneladas desse tipo de lixo por ano. Desse montante, apenas 1,28% é reciclado voltando para a cadeia produtiva.
Optar pela reciclagem traz benefícios coletivos e individuais. Um deles é o retorno financeiro. Segundo matéria da CNN Brasil, o país deixa de ganhar R$ 14 bilhões anuais com a falta da reciclagem.
A reciclagem também evita que o material seja descartado de forma incorreta e, como nos alerta a ONU, quando ele é deixado na natureza traz sérios danos ao solo e contribui para a emissão de gases. Jogados ao mar, além poluir esse sistema, o material compromete a vida de mais de 800 espécies marinhas.
Agora que você sabe o tempo de decomposição do plástico e reconheceu que a reciclagem sempre será uma forma de retorno financeiro e de responsabilidade social em relação ao meio ambiente, conte com a Coletalixo.com para gerenciar os seus resíduos corretamente.