Reciclável, reutilizável e biodegradável: qual a diferença?

Reciclável, reutilizável e biodegradável: qual a diferença?

Muitas pessoas acreditam que reciclável e reutilizável são sinônimos de biodegradável, mas são coisas diferentes, apesar de estarem envolvidos com a ecologia e preservação do meio ambiente.

Trabalhar com produtos com essas características, ou dar o destino correto a esses materiais, é colaborar com um mundo sustentável e possibilitar às futuras gerações um planeta sadio, sem os problemas com que convivemos nos dias atuais.

Um dos maiores problemas da humanidade diz respeito ao lixo, uma vez que os resíduos sólidos que são descartados pela sociedade levam muito tempo para se degradar, causando sérios problemas à natureza.

A quantidade de resíduos jogada nos lixões, rios, mangues e na natureza afeta diretamente o ecossistema e causa danos irreparáveis ao meio ambiente.

Neste post apresentamos a diferença entre material reciclável, reutilizável e biodegradável e como eles colaboram para um mundo melhor e sustentável. Continue lendo e conheça mais sobre o assunto!

Qual a diferença entre reciclável, reutilizável e biodegradável?

Para conhecermos a diferença entre material reciclável, reutilizável e biodegradável precisamos compreender as suas definições e para que servem, portanto, vamos a elas:

O que é reciclável?

O material reciclável é todo aquele que pode ser reaproveitado após o seu uso, recebendo os cuidados apropriados para ser reintroduzido nos processos produtivos.

Esses materiais passam por transformações das propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, sendo novamente processados e transformados em um novo produto ou em insumos (matéria-prima) a serem utilizados na indústria.

Dentre eles, os mais utilizados como materiais recicláveis são:

  • plástico,
  • alumínio,
  • papel,
  • pneus,
  • vidro.

O que é reutilizável?

O material reutilizável, como o próprio nome diz, é aquele que é aproveitado sem a necessidade de reprocessamento ou transformações e voltam ao uso diário sem qualquer interferência dos meios produtivos.

As garrafas que são trocadas nos supermercados são bons exemplos, bem como os vidros de geleia que passam a servir como embalagens ou decoração e ainda as embalagens de sorvete que se transformam em potes para o armazenamento de outros alimentos.

O que é biodegradável?

Por fim, o material biodegradável é aquele que sofre transformação por meio de processos biológicos.

Para entender melhor, são aqueles que sofrem a decomposição pela ação bacteriana natural, portanto, são convertidos por esses micro-organismos em moléculas não prejudiciais ao meio ambiente.

Além do tempo de decomposição ser menor que nos processos comuns, esses materiais sofrem transformações que impedem a poluição atmosférica, dos rios, mangues, terra e oceanos.

Os produtos biodegradáveis quando descartados são transformados por ação bacteriana em:

  • matéria orgânica,
  • água,
  • dióxido de carbono.

Optar em comprar produtos que possuem efeito biodegradável é uma excelente escolha, basta para isso verificar nos rótulos das mercadorias.

Alguns exemplos encontrados nos supermercado e que devem ser priorizados nas compras são:

  • materiais plásticos,
  • detergentes,
  • sabões,
  • tecidos.

Como optar entre esses materiais?

Todo material considerado reciclável, reutilizável e biodegradável são providenciais para a preservação do meio ambiente, desde que seja reaproveitado ou descartado da maneira correta.

O material reutilizável é a melhor opção, no entanto, isso nem sempre é possível. Por isso, fique de olho nas compras e programe a forma de descarte de todos os resíduos que entrarem em sua casa ou na sua empresa.

Agora que você já sabe a diferença entre material reciclável, reutilizável e biodegradável, continue conosco e leia nosso post que apresenta quais são as consequências da destinação de resíduos de maneira indevida!