Descarte correto de resíduos: como conscientizar os consumidores?
Conscientizar as pessoas para que façam o descarte correto de resíduos tornou-se prioritário nos dias atuais.
Se continuarmos no ritmo atual, as possibilidades de um colapso mundial são muito grandes, pois, além dos problemas causados pelo lixo acumulado, o consumo desenfreado vem esgotando os recursos naturais.
O papel do Governo, empresas e sociedade com relação a esse assunto é fundamental para que se alcance um equilíbrio, onde a próxima geração possa viver em harmonia com a natureza e com qualidade.
Para se ter ideia do problema, citando apenas o descarte incorreto do plástico, a Fundação Heinrich Boll prevê que em 2025 o mundo estará produzindo 600 milhões de toneladas ao ano desse material, ou seja, o dobro do que é processado atualmente.
Com o descarte desordenado, como ocorre atualmente, a maioria desse material irá parar na natureza, agredindo:
- rios,
- mangues,
- florestas,
- oceanos.
Nesse post apresentamos dicas para conscientizar os consumidores a realizarem o descarte correto de resíduos e mudar as previsões que podem se tornar realidade se nada for feito! Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Por que é tão importante descartar corretamente os resíduos?
O descarte correto de resíduos é fundamental por dois motivos:
Reciclagem de materiais que possam retornar aos processos produtivos
A remessa dos resíduos sólidos para empresas ou cooperativas de reciclagem colabora para que grande parte do lixo possa ser reaproveitado e volte a fazer parte das linhas de produção das indústrias como matéria-prima.
Diminuição ou erradicação da poluição do meio ambiente
O descarte correto de resíduos diminui e pode, até mesmo, erradicar a poluição causada pelos resíduos lançados na natureza, garantindo a sobrevivência dos ecossistemas e diminuindo os desastres naturais do planeta.
Quais os impactos do descarte incorreto?
O descarte irresponsável dos resíduos criou nos oceanos verdadeiras ilhas de material plástico, ocasionando:
- morte de milhões de animais marinhos,
- poluição do ar,
- aquecimento global.
Além disso, o lixo não recolhido ou descartado indevidamente é o responsável em grande parte pelos alagamentos nas cidades, obstruindo o fluxo da água e trazendo problemas sérios de doenças, como:
- leptospirose,
- malária,
- toxoplasmose,
- cólera,
- hepatite.
Como conscientizar os consumidores sobre o descarte correto de resíduos?
Para mudarmos essa realidade é necessário um trabalho de conscientização e ações que contribuam para a resolução do problema.
Campanhas precisam ser realizadas ininterruptamente para que o consumidor tome consciência da situação e adote as seguintes ações no seu dia a dia:
- não desperdiçar alimentos,
- diminuir a geração de resíduos,
- apoiar as cooperativas e associações de catadores de lixo,
- separar o lixo adequadamente,
- estimular a reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos,
- praticar a compostagem residencial,
- incentivar o consumo consciente,
- comprar apenas o que for útil e necessário.
Essas pequenas ações, se adotadas pelos 7,8 bilhões de pessoas, seriam o suficiente para uma rápida mudança do cenário atual com relação a esse assunto.
Além de todas essas práticas, o consumidor pode e deve prestigiar as empresas que possuem ações voltadas à sustentabilidade, ou seja, adquirir produtos e serviços dos empreendimentos que colaboram com a melhora do planeta.
Além disso, é dever do cidadão conscientizar aqueles que fazem parte do seu relacionamento diário às práticas sustentáveis, orientando e divulgando os problemas ocasionados com o lixo e os benefícios do descarte correto de resíduos.
A Coletalixo.com contribui na destinação correta dos resíduos sólidos. Faça você também a sua parte!