Economia circular: por que aplicar?

Economia circular: por que aplicar?

A economia circular é uma das melhores opções quando o assunto é sustentabilidade.

Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, o lixo produzido no mundo deverá chegar em 2025 a 2,2 bilhões de toneladas ao ano. O reflexo disso se percebe no aumento dos problemas envolvendo enchentes, doenças e contaminação dos ambientes.

Atualmente a economia mundial utiliza processos produtivos de forma linear, ou seja, seguindo os procedimentos de extração, produção e descarte. 

Basicamente, esses processos envolvem as seguintes ações:

  • extração dos recursos naturais,
  • transformação em matéria-prima,
  • manufatura,
  • distribuição,
  • uso ou consumo,
  • descarte.

Esse modelo é o responsável pela atual situação que o planeta atravessa com relação à geração de lixo, onde somente uma mudança radical pode alterar esse modelo. Vamos falar sobre como a economia circular pode ajudar nesse contexto?

O que é economia circular?

O conceito de economia circular tem a sua inspiração no ecossistema, ou seja, o gerenciamento dos recursos a longo prazo, onde ocorre um processo contínuo de absorção e reciclagem.

Esse conceito, diferente da economia linear, tem por objetivo criar processos onde se diminui consideravelmente a extração de materiais da natureza, possibilitando que os produtos descartados pela sociedade retornem como matéria-prima para as indústrias.

Quais os benefícios da economia circular?

São muitos os benefícios da economia circular, possibilitando que os resíduos sólidos se transformem em matéria-prima de novos produtos ou sejam reutilizados pela sociedade.

Até mesmo o lixo que aparentemente não possui mais utilidade pode ser reaproveitado nos processos de compostagem ou transformados em combustível para a geração de energia.

Essa prática garantiria que apenas os resíduos inadequados para qualquer tipo de processo sejam descartados em locais seguros, protegendo a natureza e a vida.

Como resultado, teríamos:

  • preservação da natureza,
  • despoluição das cidades,
  • descontaminação do ar, mangues, rios e mares,
  • proteção ao ecossistema,
  • minimização do desperdício,
  • valorização e respeito pela vida.

O que é mais importante: tudo isso sem precisar gerar desempregos, fechar fábricas ou diminuir o conforto da sociedade.

Como aplicar esse tipo de economia?

Para aplicar a economia circular é necessário a participação de todos, ou seja:

O governo precisa editar leis que favoreçam e incentivem os empreendimentos privados a buscarem soluções para a reutilização de matéria-prima reciclável.

Medidas que venham a favorecer essa prática são instrumentos importantes para que empreendedores invistam nessa possibilidade, fortalecendo as cooperativas especializadas no assunto.

As empresas, através de seus líderes, precisam buscar alternativas e estruturar cadeias produtivas que garantam qualidade a partir do uso de material reciclado e de ações que resguardem a natureza.

A sociedade, por sua vez, deve buscar alternativas e prestigiar marcas que contribuam efetivamente no desenvolvimento de um mundo melhor, ou seja, adquirir produtos e serviços de empresas que tenham compromisso com a economia circular e com o meio ambiente.

As dificuldades para a realização dessas mudanças estão nos interesses econômicos e na falta de conscientização de grande parte da população.

No entanto, a própria deterioração da natureza e os problemas que já fazem parte das nossas vidas nos levam a repensar a sustentabilidade do planeta, o que acaba fazendo com que grandes corporações e governos iniciem processos gradativos de mudanças com relação à substituição da economia linear pela circular.

Da parte de cada um de nós, essas mudanças não precisam aguardar iniciativas governamentais, podendo fazer parte imediatamente de seu cotidiano como empreendedor e cidadão, bastando buscar alternativas que colaborem para essa nova realidade.

Agora que você já sabe o que é economia circular, qual a sua importância para a sociedade e como aplicá-la no dia-a-dia, conheça também o que é o movimento Lixo Zero e como fazer parte desse programa!