Qual o papel da energia renovável na sustentabilidade?

Qual o papel da energia renovável na sustentabilidade?

Quando o assunto é sustentabilidade, a importância de adotar uma fonte de energia renovável não pode ficar de fora da conversa.

As emissões de gases que causam o efeito estufa, assim como a exploração de recursos naturais não renováveis, causam consequências extremamente negativas ao meio ambiente e ao planeta como um todo.

Por isso, cada vez mais, diversas empresas, indústrias e até mesmo a população, em suas residências, têm optado por outras formas de trazer a energia para o dia a dia, causando menos impactos negativos sobre a natureza.

Para saber como isso é possível, continue a leitura e saiba mais sobre o papel da energia renovável!

Qual o papel da energia renovável na preservação do meio ambiente?

Os combustíveis fósseis ainda são predominantes em diversos setores, principalmente na indústria. 

No entanto, essa alternativa se mostra cada vez mais viável, tanto pela crescente escassez de fontes para a produção desse tipo de energia quanto pelos danos ambientais causados por esse processo.

Nesse sentido, tem crescido a procura pela energia renovável, ou seja, aquela que é produzida a partir de recursos naturais renováveis, como a água, o vento ou mesmo a luz do sol.

Investir nessa tendência energética desempenha um papel fundamental para uma atuação mais sustentável, uma vez que são reduzidas as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Além disso, optar por fontes renováveis significa adotar uma postura a favor de um mundo mais sustentável, com medidas que não tragam impactos negativos ao meio ambiente e à preservação do planeta como um todo.

Conheça os diferentes tipos de energia renovável

Quando falamos em fontes renováveis, as pessoas costumam pensar automaticamente nas hidrelétricas, que utilizam a água para girar as turbinas dos geradores e, assim, produzir a energia que consumimos diariamente.

No entanto, existem outras possibilidades energéticas renováveis que têm ganhado cada vez mais espaço em diversos setores, como:

  • eólica: o movimento dos ventos move as turbinas e aciona os geradores de eletricidade,
  • solar: a energia obtida do sol, seja de forma fotovoltaica (usando a luz) ou térmica (usando o calor),
  • biomassa e biogás: extraída a partir da queima de material orgânico, como resíduos de plantas ou de alimentos,
  • geotérmica: energia térmica de dentro da Terra, obtida através da perfuração de poços geotérmicos,
  • maremotriz: o movimento das marés é convertido em energia,
  • do hidrogênio: a combinação do hidrogênio com o oxigênio é responsável por produzir vapor de água e liberar energia, que é convertida em eletricidade.

3 motivos para investir em energia renovável na sua empresa

Investir nessas alternativas pode ser muito benéfico para o seu negócio. Para exemplificar por que essa é uma iniciativa a ser considerada, elencamos três motivos principais:

  • eficiência energética: por meio de fontes renováveis, sua empresa produz mais usando menos recursos, o que reduz o valor da fatura de energia. A energia solar, por exemplo, pode gerar uma economia de 50% a 95%, dependendo dos equipamentos,
  • agrega valor ao negócio: uma postura favorável ao meio ambiente é cada vez mais importante para um posicionamento consistente no mercado, mostrando aos consumidores que o seu empreendimento é responsável e consciente,
  • preservação do meio ambiente: essa é uma ideia sustentável que pode ser colocada em prática para reduzir os impactos ambientais causados pela sua empresa, trazendo benefícios para o planeta Terra. 

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue por aqui e conheça também a importância das cleantechs para a economia verde!