Como descartar o lixo eletrônico de forma correta?
Muita gente não sabe mas o lixo eletrônico, também conhecido por e-lixo, pode trazer graves problemas para a saúde humana, além de causar sérios prejuízos ao meio ambiente.
Comumente se imagina que estas peças podem ser descartadas como um material comum, podendo ser entregues junto aos dejetos recicláveis, o que não é verdade .
Pouco se aproveita em termos de reciclagem dos eletrônicos e algumas substâncias existentes nesses equipamentos podem trazer grandes transtornos para a saúde e para a natureza.
Existem empresas especializadas na reutilização de eletrônicos, que sabem extrair a parte aproveitável do objeto e dar o destino correto aos materiais nocivos.
Nesse post vamos mostrar como descartar o lixo eletrônico de forma correta. Continue lendo e saiba mais!
Qual a importância de descartar corretamente os eletrônicos?
Com os altos volumes de lixo eletrônico no Brasil e no mundo, o descarte desse material se tornou uma preocupação da sociedade e das autoridades.
Basta pensar no número de aparelhos celular que já tivemos e teremos uma surpresa. Imagine então, a quantidade de equipamentos que se desatualizam, quebram ou simplesmente são substituídos por modelos mais modernos diariamente.
O que é feito com todo esse material?
O fato é que eles precisam ser descartados de maneira adequada, pois a maior parte deles possuem materiais que são nocivos à saúde, podendo causar câncer e outras doenças sérias. Podem ser encontrados no e-lixo as seguintes substâncias:
- arsênio,
- cádmio,
- chumbo,
- cobre,
- mercúrio,
- zinco.
Esses metais pesados e elementos químicos não podem simplesmente serem jogados em um lixão pois tais componentes contaminam o solo e são levados para os rios e oceanos.
Descartar corretamente os eletrônicos é evitar a degradação do meio ambiente, preservando a saúde das pessoas e animais.
Como descartar corretamente o lixo eletrônico?
Existem alguns pontos a serem observados no descarte do lixo eletrônico, que precisa ter um tratamento diferenciado dos demais resíduos sólidos.
Não misturar com os orgânicos
Jamais coloque o e-lixo misturado com o orgânico, pois sem dúvida ele irá parar em aterros sanitários ou em um lixão, onde centenas de pessoas buscam a sobrevivência juntando materiais para a venda.
Descartando seu material corretamente você estará minimizando os problemas de saúde em sua comunidade e evitando a contaminação do solo e da água.
Lixo eletrônico não é considerado reciclável!
Como já mencionado, o e-lixo pode ser trabalhado por empresas especializadas nesse tipo de material para o aproveitamento de alguns componentes, mas, ele não é considerado um item reciclável.
Portanto, diferente do destino que você dá ao papel, plástico e vidro, o lixo eletrônico não terá aproveitamento junto as cooperativas de recicláveis, exceto as que foram criadas exclusivamente para atuar com esse tipo de dejeto.
Encontre um ponto de coleta
Algumas empresas, universidades, colégios, shoppings e ambientes de grande circulação possuem espaços destinados ao recebimento do lixo eletrônico.
Outra opção é localizar empresas que recebem o e-lixo para o reaproveitamento de algumas peças e elementos, como:
- ouro,
- cobre,
- prata,
- paládio,
- alumínio.
Descarte seus eletrônicos exclusivamente nesses locais, que certamente irão dar o destino adequado ao material.
Agora que você já sabe as consequências e a importância do destino correto no descarte do lixo eletrônico, não deixe de nos seguir no Facebook e saber mais a respeito da maneira correta de descartar os resíduos sólidos.