O que é consumo sustentável e como praticá-lo?
Entender o que é consumo sustentável e saber aplicá-lo no cotidiano tornou-se uma obrigação das pessoas e empresas que se preocupam com o futuro.
Eliminar os desperdícios, reaproveitar materiais e colaborar para a recuperação do meio ambiente é vital assim como compreender que a qualidade de uma vida está diretamente relacionada aos comportamentos tomados.
Se continuarmos a explorar os recursos naturais e fecharmos os olhos para os malefícios causados pelo lixo e o desperdício da qual somos os responsáveis, teremos que enfrentar momentos difíceis em um futuro próximo.
Portanto, esse é o momento de iniciarmos uma conscientização planetária a respeito do consumo sustentável e da sua prática diária.
Nesse post vamos apresentar no que consiste este conceito e como aplicá-lo em nossas vidas. Continue lendo e confira!
O que é consumo sustentável?
O consumo sustentável é aquele que faz com que as pessoas busquem por produtos e serviços que não agridam a natureza.
Isso é possível fazendo escolhas por soluções oferecidas por empresas sustentáveis, ou seja, aquelas que tem entre os seus objetivos a proteção do meio ambiente e utilizam insumos e praticam serviços voltados a sustentabilidade.
Produtos que são confeccionados a partir de material reciclável ou que possuam embalagens que retornam aos fabricantes para reaproveitamento são alguns exemplos, mas, existem ainda outras práticas que ajudam na conservação do planeta.
Como praticar o consumo sustentável?
Agora que você já sabe o que é consumo sustentável, que tal praticá-lo no seu cotidiano e promover pequenas mudanças de comportamento que colaboram para um mundo melhor?
A prática sustentável é aquela que possibilita ações e movimentos que colaboram com a preservação dos recursos naturais e para isso algumas mudanças podem ser adotadas, tais como:
Reduzir as compras desnecessárias
Adquira produtos que sejam úteis e que serão utilizados por sua família ou por sua empresa efetivamente.
Muitas pessoas compram produtos em função dos preços e promoções, que ficam guardados em depósitos ou armários e jamais são utilizados, ou acabam se deteriorando e indo parar no lixo.
Tenha apenas aquilo que realmente é necessário para sua subsistência, eliminando o supérfluo e os exageros.
Diminuir o uso de produtos descartáveis
Reduza o uso de produtos descartáveis, que são utilizados uma única vez e vão parar no lixo, como, por exemplo:
- copos plásticos,
- canudinhos,
- pratos de plástico ou papelão,
- talheres plásticos,
- guardanapos de papel.
Para termos uma ideia do que isso representa, a cada 100 toneladas de plástico reciclado economiza-se uma tonelada de petróleo.
Para cada tonelada de papel reciclado, deixa-se de utilizar 10 mil litros de água e poupa-se o corte de 17 árvores.
Separar os resíduos
Outra colaboração por parte da população, empresas e qualquer gerador de lixo, é separar os resíduos.
A separação para a coleta seletiva, oportuniza que produtos reaproveitáveis sejam entregues às cooperativas especializadas em reciclagem e sejam devolvidos às indústrias para o reprocessamento, transformando-se em novas mercadorias.
Portanto, não esqueça de separar e dar um destino correto as embalagens que vão parar no lixo comum, mas que poderiam ser reciclados.
Diminuir o consumo de bens naturais
Outra maneira de praticar o consumo sustentável é mudar alguns costumes e colaborar para a diminuição da poluição, uso de água e energia elétrica.
Isso pode ser realizado deixando o carro na garagem e utilizando a bicicleta como meio de transporte ou ainda a prática da caminhada, que tanto bem faz a saúde.
Comece a utilizar o transporte público para ir ao trabalho e passe a controlar o consumo de água e de energia elétrica em sua casa, modificando a forma de lavar a louça, o tempo no chuveiro, apagando a luz e desligando os equipamentos quando ninguém estiver utilizando.
O consumo sustentável consiste em colocar em prática pequenas ações que modificam completamente a situação do planeta.
Se você começar hoje a pensar de forma sustentável e se atentar para essas dicas, além de incentivar os colegas da empresa, escola e na família a novas atitudes, rapidamente pode-se reverter um quadro que atualmente não é nada favorável para o meio ambiente.
Agora que você já sabe o que é consumo sustentável e como praticá-lo, descubra quais tipos de resíduos devem ser encaminhados para reciclagem.