O que é e como funciona uma cooperativa de reciclagem?
A cooperativa de reciclagem é uma instituição que merece todo o apoio do Governo e da sociedade, afinal, ela contribui com um grave problema: o lixo.
O Brasil, apenas no ano de 2018, produziu 79 milhões de toneladas de lixo sólido, segundo a Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.
Desse total, 92% foram coletados, uma alta de 1,66% com relação ao ano de 2017.
No entanto, ficaram ainda 6,3 milhões de toneladas sem destino.
Apesar de caminharmos ainda a passos curtos, a cooperativa de reciclagem contribui para minimizar esse problema, reciclando 3% do lixo produzido no país.
Isso significa que são necessárias novas cooperativas de reciclagem em todo o Brasil para conseguirmos chegar a resultados positivos.
Continue lendo nosso post e confira qual é a sua importância e como ela funciona.
O que é uma cooperativa de reciclagem?
Cooperativa, de uma forma geral, é uma organização formal de pessoas que tem um objetivo em comum e que desempenham determinada atividade visando o lucro e o bem de seus participantes.
No caso da reciclagem, a atividade fim é a coleta seletiva, separação, preparação e venda de resíduos sólidos que serão reaproveitados nos processos produtivos das indústrias.
Fica fácil identificar que essas empresas trazem muitos benefícios para a sociedade e precisam receber o apoio e incentivo para expandirem as suas ações.
Benefícios da cooperativa de reciclagem
As cooperativas, além de coletarem materiais reaproveitáveis, colaboram com a sustentabilidade do planeta e do meio ambiente.
A reciclagem diminui o consumo de matéria-prima retirada da natureza e possibilita que os materiais que demorariam anos para ter a sua decomposição sejam reprocessados e retornem ao ciclo produtivo, transformando-se em novos produtos.
Essas empresas também possibilitam que famílias tenham uma atividade profissional e possam conduzir suas vidas a partir das receitas obtidas pela reciclagem.
Como funciona uma cooperativa de reciclagem?
Os trabalhos de uma cooperativa de reciclagem exigem esforço e cuidados especiais, pois os trabalhadores manuseiam produtos como latas e vidros que são cortantes e podem causar danos.
Basicamente, o funcionamento dela está dividido em 4 grandes operações:
Coleta
O processo de coleta por parte dos cooperados consiste em recolher os materiais que foram previamente separados pela população e pelas empresas, como:
- alumínio,
- papel,
- plástico,
- vidro.
Todo o material coletado é transportado para uma central, onde o processo de triagem será realizado.
Triagem
O processo de triagem consiste na separação do material.
Cada tipo é colocado em local apropriado para o prosseguimento de reciclagem.
Prensa
O terceiro processo envolve a prensagem, onde grandes volumes podem ser reduzidos para facilitar e otimizar o transporte.
Venda
Após todo esse processo, o material é comercializado para empresas de reciclagem ou para indústrias que irão prepará-lo para o reprocessamento, retornando ao mercado como um novo produto.
Como colaborar com as cooperativas de reciclagem?
Uma forma da população colaborar com essas instituições, está em separar os materiais recicláveis do lixo orgânico e esvaziar os recipientes para o seu aproveitamento, facilitando com isso, o trabalho dos coletores.
A responsabilidade das empresas para com o meio ambiente e o destino correto dos resíduos gerados também faz parte da conscientização para um mundo melhor.
Colaborar com as cooperativas é ajudar a proteger o meio ambiente e permitir que o lixo possa ser reprocessado e reaproveitado novamente.
Agora que você já sabe como funciona uma cooperativa de reciclagem, leia também qual a importância do serviço de coleta de lixo seletivo?