Legislação ambiental: quais os objetivos?
A legislação ambiental brasileira é motivo de orgulho para a nação, afinal, ela é considerada uma das mais completas e rigorosas do mundo, fazendo com que nosso país seja exemplo na proteção ambiental.
No entanto, vivenciamos internamente o grande conflito de fazê-la ser cumprida.
Afinal, em dez anos (de 2010 para 2020), a geração de resíduos sólidos no Brasil subiu de 66,7 milhões de toneladas para 79,1 milhões.
O grande problema é o destino de todo esse lixo gerado. Segundo matéria publicada na CNN Brasil, em média 40% dos nossos resíduos são descartados de forma errada.
Isso significa que mais de 30 milhões de toneladas dos nossos resíduos são direcionadas para lixões ou aterros.
Nesse sentido, a legislação ambiental tem como grande objetivo proteger o meio ambiente e o próprio homem, para que ele viva em um mundo mais saudável e preserve-o para as próximas gerações, principalmente no que diz respeito ao mundo corporativo. Vamos conhecer mais sobre as leis e os seus objetivos?
O que é a legislação ambiental?
De forma geral, legislação é um conjunto de leis que visa regulamentar determinada área ou matéria, tendo como função estabelecer condutas e ações aceitáveis ou não.
Sendo assim, podemos definir legislação ambiental como um conjunto de leis, decretos, resoluções e normas que visam definir diretrizes e estabelecer regras relacionadas ao comportamento do homem em relação ao meio ambiente.
Uma legislação também estabelece em seus conteúdos as devidas punições, multas e infrações a serem aplicadas no descumprimento das suas diretrizes e regras.
Em especial, a legislação ambiental envolve o poder Federal, Estadual e Municipal, e tem papel indiscutível no desenvolvimento sustentável e na preservação de todo o ecossistema.
Quais seus objetivos?
O principal objetivo da legislação ambiental é preservar o meio ambiente e protegê-lo das ações devastadoras do homem.
Suas normas têm a intenção de reduzir ao máximo possível os danos das ações do homem para com o meio que ele vive.
A lei também é um ponto de conscientização ecológica, onde por meio de suas diretrizes orienta o cidadão a usar os recursos naturais de forma consciente, garantindo vida para as próximas gerações.
Sendo assim, as leis ambientais também servem para ajudar o indivíduo e as empresas a se protegerem e conscientizarem-se de suas atitudes em relação à natureza que vão desde:
- a exploração desenfreada e o uso irracional dos recursos naturais,
- a produção de lixo e o seu descarte incorreto,
- a poluição do ar, rios e mares,
- o desmatamento irregular,
- o desrespeito à vida em todo o planeta.
Quais são suas principais leis e normas?
Como já dissemos, a legislação ambiental brasileira é uma das mais completas e estruturadas do mundo e envolve todo o nosso ecossistema.
Para isso, foram desenvolvidas leis e normas distintas, principalmente destinadas às empresas, ajudando-as a se transformarem em organizações responsáveis e sustentáveis.
As principais dessas leis são:
Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938) – determina que o poluidor obrigatoriamente precisa indenizar pelos danos causados ao meio ambiente.
Leis dos Crimes Ambientais (Lei 9.605) – orienta a conduta correta e pune as ações lesivas ao meio ambiente.
Lei de Recursos Hídricos (Lei 9.433) – prevê a criação do Sistema Nacional de Informação sobre Recursos Hídricos para a coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos e fatores intervenientes no gerenciamento.
Lei de Proteção Ambiental (Lei 6.902), estabelece normas e diretrizes para dar origem às Estações Ecológicas e às Áreas de Proteção Ambiental.
Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305), estabelece normas e regras para empresas públicas e privadas lidarem com seus resíduos produzidos exigindo por parte delas total transparência nesse gerenciamento.
Precisando de ajuda para cumprir a legislação ambiental no que diz respeito a sua geração de resíduos? Conte com a Coletalixo.com para coletá-lo e descartá-lo devidamente!