PGIRS de SP

PGIRS de SP: o que é e para que serve?

Um dos grandes problemas da modernidade é o destino do lixo gerado em todo o planeta.

Para termos uma ideia, só na cidade de São Paulo são recolhidas 20 mil toneladas de lixo todos os dias.

Isso significa que diariamente precisa ser realocada a carga de aproximadamente 1.300 caminhões de porte médio.

Dessa quantidade de lixo, uma grande parte refere-se a resíduos sólidos que poderia ser reutilizada pela sociedade através de programas de reciclagem e reaproveitamento.

O município de São Paulo, preocupado com esses números, criou o PGIRS, o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com o objetivo de amenizar essa situação.

Nesse post vamos apresentar o PGIRS de SP e a importância desse plano para a sociedade e o meio-ambiente. Continue lendo e confira!

O que é o PGIRS de SP? 

O PGIRS de SP foi aprovado no dia 2 de abril de 2014 e tem por objetivo definir as diretrizes e estratégias da coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos sólidos do município de São Paulo.

Essas diretrizes são encontradas no Decreto n.º 54.991/2014.

Elas estão apoiadas nas seguintes ações:

  • Não geração de resíduos sólidos;
  • Redução;
  • Reutilização;
  • Reciclagem;
  • Tratamento.

Os materiais onde não existe nenhuma possibilidade de reaproveitamento devem ser destinados a locais que não interfiram no meio ambiente.

Qual é o objetivo desse programa?

Entre os principais objetivos do PGIRS de SP, se destacam a valorização dos resíduos e a separação e destino do lixo sólido a partir das fontes geradoras.

A conscientização da população e dos milhares de gestores de empresas, no que se refere ao reaproveitamento desses resíduos, transformam processos de reciclagem e reutilização de materiais que seriam depositados em locais inadequados em realidade. 

Em uma uma visão de responsabilidade compartilhada, o município de São Paulo, através da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), planeja e desenvolve métodos para o cumprimento do programa.

O plano prevê que os grandes geradores de resíduos sólidos do município sejam os responsáveis pelas ações do decreto citado

Vale lembrar que são considerados grandes geradores de resíduos sólidos todos os estabelecimentos comerciais que geram mais de 200 litros de lixo por dia.

Essas empresas devem estar cadastradas junto a Amlurb e passam a ser monitoradas para que o plano seja cumprido de acordo com a legislação vigente.

Quais as responsabilidades das empresas?

As empresas enquadradas como grandes geradores de resíduos sólidos tem por obrigação:

A empresa contratada irá realizar a coleta e dar o destino adequado de acordo com o previsto.

A adoção dessas medidas visa minimizar o impacto ambiental que esses resíduos causam na natureza, bem como reaproveitar materiais que possam voltar às linhas produtivas das indústrias e garantir o futuro de qualidade de vida para as novas gerações.

Se o seu estabelecimento está enquadrado como grande gerador de resíduos sólidos, vale a atenção para o assunto, uma vez que são previstas penalidades para o não cumprimento da lei.

Multas e até mesmo a cassação do alvará de funcionamento podem ser aplicadas pela fiscalização.

Uma maneira fácil e segura de localizar as empresas autorizadas para coleta e transporte dos resíduos é através da plataforma da Coletalixo.com que reúne vários transportadores em um único local.

Se sua empresa se enquadra na condição de grande gerador de resíduos sólidos, acesse nosso site e faça agora mesmo uma cotação, é gratuita.