Como começou a reciclagem no Brasil?

Como começou a reciclagem no Brasil?

A maioria das pessoas imagina que a reciclagem no Brasil é um assunto que começou a ser debatido nas últimas duas ou três décadas em função da pauta de preservação do meio ambiente.

No entanto, a reciclagem acontece em nosso país desde o longínquo ano de 1896, segundo os registros oficiais quando catadores de lixo recebiam valores para encaminhar garrafas e ferros para empresas que poderiam reutilizar o material.

Na época, ninguém falava em meio ambiente ou cuidados com a saúde, o objetivo era exclusivamente o de aproveitar materiais para baratear os custos com embalagens.

É importante destacar que a matéria-prima naquela época era cara, pois os processos eram onerosos e poucas empresas detinham maquinário e tecnologia para sua preparação.

Neste post apresentamos um breve histórico da reciclagem no Brasil e o comportamento da sociedade com relação a esse importante assunto. Continue lendo e confira!

Qual a história da reciclagem no Brasil?

A reciclagem no Brasil se iniciou através dos armazéns e das poucas fábricas existentes no final do século XIX, que tinham grandes dificuldades na obtenção de matéria-prima ou embalagens para os seus produtos, especialmente quando necessitavam de:

Todo esse material era muito caro, portanto, poder contar com garrafas usadas para o reaproveitamento era uma excelente estratégia financeira.

Além disso, processar e reciclar ferro e metal diminuía sensivelmente os custos para a fabricação de outros produtos feitos com o mesmo material.

Como já mencionado, era uma preocupação exclusivamente econômica, ou seja, visava apenas a diminuição de custos.

Em 1920, os brasileiros começam a receber informações a respeito dos processos recicláveis existentes nos Estados Unidos e na Europa e como isso colaborava com os resultados financeiros de diversos empreendimentos.

Ali se iniciava um processo organizado para a reciclagem de alguns produtos que poderiam ser reutilizados nas indústrias.

Mas foi só a partir de 1970, no entanto, que o processo ganhou força e passou a ser visto sob outros aspectos que não o meramente capitalista. Diversos movimentos ecológicos surgiram e iniciava-se timidamente um processo de conscientização ambiental.

Como a reciclagem influência atualmente a sociedade?

Com a divulgação dos crimes ambientais, da desertificação, poluição e os males resultantes da falta de cuidado com os resíduos produzidos, a reciclagem passou a exercer grande influência junto a sociedade.

A destruição da natureza e os problemas gerados pela ganância saíram do âmbito acadêmico e passaram a ser debatidos por todos de maneira geral.

Movimentos foram criados para a proteção de:

  • animais,
  • florestas,
  • rios,
  • mares,
  • ar.

Hoje é comum verificarmos a reprovação de atitudes como o corte de uma árvore, a morte de um pássaro ou lixo jogado nas ruas. Isso ocorre em função dos efeitos que são sentidos pela própria população.

A sociedade busca esclarecer cada vez mais dentro das salas de aulas a importância do reaproveitamento dos materiais considerados lixo e que podem servir como matéria-prima para um novo produto.

Como contribuir para a reciclagem no Brasil?

Para contribuir com a reciclagem no Brasil não é necessário fazer parte de uma ONG ou participar de protestos, pois, apenas as novas atitudes e mudanças no tratamento da separação e destino dos resíduos farão diferença de fato.

Separar os resíduos sólidos e fazer o encaminhamento adequado desse material diminui a destruição das florestas, a poluição dos rios, mangues e do oceano.

Colaborar na reciclagem salva vidas marítimas, silvestres e até mesmo as humanas.

No entanto, sua colaboração não para por aí, você ainda pode prestigiar empresas que possuem o olhar ambiental, que cumprem as leis e fazem a destinação correta do lixo produzido em seus processos.

Para isso adquira os produtos e serviços de quem cuida do meio-ambiente, valorize empresas que cumprem a lei e estão envolvidas em criar um mundo melhor.

A Coletalixo.com é uma empresa voltada a proteção ambiental, que tem a satisfação de colaborar com a melhoria da qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente.

Acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho.