Quais são os principais resíduos gerados em restaurantes?
Estabelecimentos que manuseiam alimentos são considerados como grandes produtores de lixo, exemplo disso é a quantidade de resíduos gerados em restaurantes.
De forma geral, as leis ambientais prevêem que prestadores de serviços destinem corretamente seus lixos, mas o descarte certo do que é produzido nesses estabelecimentos ainda deixa muitas dúvidas.
Isso acontece porque boa parte deles é reciclável, outra é lixo orgânico, e ainda tem a problemática do que fazer em relação aos restos de alimentos prontos, que não foram consumidos pelos frequentadores.
Quer saber quais são os principais resíduos gerados nesses estabelecimentos? Continue a leitura.
Principais resíduos gerados em um restaurantes
Na rotina do dia a dia são vários os resíduos gerados em um restaurante e boa parte deles é originada a partir das mercadorias recebidas, no preparo dos alimentos e no atendimento ao cliente.
Os principais deles são:
Papelão/papel
Em um restaurante existe uma grande movimentação de papelão e papéis, uma vez que boa parte das mercadorias chegam em caixas.
Infelizmente, uma quantidade grande desse material não pode ser encaminhada para a reciclagem, como guardanapos e até mesmo papelões engordurados ou atingidos por produtos químicos, como os de limpeza e higiene.
Plástico
Um restaurante manuseia os mais diversos tipos de plásticos no dia a dia, entre eles estão:
- garrafas,
- embalagens,
- sachês de temperos, como maionese, mostarda e outros,
- copos,
- plásticos, que revestem alimentos congelados e embutidos,
- embalagem protetora de talheres, principalmente em buffets,
- talheres de sobremesa,
- luvas,
- esponjas,
- papel celofane,
- papel filme,
- sacolas,
- embalagens para sobremesa,
Em especial, a maioria das esponjas de louças e limpeza em geral, bem como os sachês, entre outros, não são reutilizáveis, por isso precisam ser descartadas corretamente.
Isopor
De forma geral, muitos fornecedores entregam pescados e alguns congelados em isopor, esse material também está entre os principais resíduos gerados em um restaurante.
Sem contar que muitos estabelecimentos comercializam marmitas, o que acaba fazendo com que o cliente leve esse material para o seu trabalho ou casa.
Ainda é comum observar o isopor descartado no lixo comum, isso acontece porque muitas pessoas ainda não sabem que ele é 100% reaproveitável. No Brasil, cerca de 34% desse material vai para a reciclagem.
Sobras de comida
As sobras de comida sempre foram um problema em relação ao descarte dos resíduos gerados em restaurantes.
Infelizmente, boa parte delas acaba indo para o lixo orgânico do local e fica esperando a coleta devida.
Até pouco tempo, a doação desses alimentos era proibida, no entanto, em 2020 foi aprovada a Lei n. 14.016, que estabelece a doação de pratos não consumidos e com total segurança sanitária, por parte de bares, lanchonetes e restaurantes.
Como gerenciar os resíduos de restaurante?
Uma forma de gerenciar os resíduos gerados em um restaurante é avaliar toda a produção que surge a partir da preparação dos alimentos.
Outro ponto importante é considerar todas as sobras na mesa, tanto em relação aos alimentos quanto aos materiais, como papéis, plásticos e outros. Feito isso, é preciso rever as ações para identificar as possibilidades de redução na produção dos resíduos.
Você precisa também contar com uma empresa especializada, que oriente a forma correta de descarte e faça a coleta adequada, dando a destinação e tratamento necessário a cada um dos itens.
Acesse nosso site para encontrar transportadores especializados, licenciados e avaliados pela Coletalixo.com, para garantir total segurança e qualidade na coleta e descarte dos seus resíduos.