Tendências de sustentabilidade: 4 inovações que estão em alta no segundo semestre
Assim como diversas outras áreas do desenvolvimento humano, a ecologia também passa por inovações e conhecer as tendências de sustentabilidade é fundamental para evoluir.
Ao seguir o que há de mais novo nesse universo, as empresas e indivíduos irão contribuir para a conservação dos recursos naturais, a redução das emissões de gases de efeito estufa, a preservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Além disso, as tendências de sustentabilidade também estão relacionadas ao aspecto econômico, principalmente em plena era da informação, onde até mesmo o que as empresas tendem a esconder é facilmente descoberto com uma simples pesquisa.
Atualmente, há uma crescente demanda dos consumidores por produtos e serviços sustentáveis, o que impulsiona as empresas a adotarem práticas mais responsáveis e ecologicamente corretas.
Sendo assim, empresas que se antecipam às tendências de sustentabilidade têm maior competitividade e podem acessar novos mercados e oportunidades de negócio.
Inclusive, seguir esse caminho não é apenas uma escolha ética, mas também uma necessidade urgente. O planeta enfrenta desafios ambientais cada vez mais graves, como as mudanças climáticas, a escassez de recursos naturais e a degradação do solo.
E aí, pronto para conhecer ainda mais esse mundo de cuidados com o meio ambiente e descobrir quais são as quatro tendências de sustentabilidade que podem fazer toda a diferença na sua marca e no meio ambiente? Confira e surpreenda-se.
Conheça 4 tendências de sustentabilidade em 2023
É fundamental acompanhar e aderir às tendências de sustentabilidade, tanto no âmbito pessoal quanto no empresarial.
Ao fazer escolhas conscientes e adotar práticas sustentáveis, estamos promovendo a preservação do meio ambiente, a melhoria da qualidade de vida e a promoção de um desenvolvimento mais sustentável e equitativo.
Confira os caminhos mais novos para isso a seguir.
Upcycling
Nos últimos anos, o upcycling tem se destacado como uma abordagem de design mais responsável com o meio ambiente. Essa técnica consiste em atribuir um novo propósito a materiais que seriam descartados, utilizando criatividade e mantendo a qualidade.
Pallets, latas, pneus, cds, pedaços de panos, malas e muitos outros itens podem ser facilmente transformados em cadeiras, mesas, aparadores e peças de decoração.
Além de serem soluções sustentáveis, essas criações são visualmente atraentes e economicamente viáveis, tornando centenas de criadores famosos pela criatividade atrelada ao cuidado com o meio ambiente.
Green buildings
Conhecidos também como edifícios verdes, estão em alta na indústria da construção civil, devido à sua capacidade de reduzir os impactos ambientais e aprimorar a qualidade de vida dos usuários, principalmente os que moram nas proximidades.
Um estudo realizado pelo Conselho Internacional da Construção (CIB) revelou que mais de um terço dos recursos naturais extraídos no Brasil são destinados à indústria da construção e que 50% da energia gerada é consumida pelos edifícios em operação.
Com construções mais sustentáveis, essa estatística pode diminuir.
Escritórios do futuro
Não é novidade que modelos híbridos de trabalho e jornadas mais flexíveis são tendências que vieram para ficar, ainda mais em setores mais tecnológicos, como as startups, agências de publicidade e criadores de conteúdo no geral.
Um escritório tradicional, por exemplo, pode ter reformulação em seus espaços, trazendo ainda mais conexão com os colaboradores e descompressão.
Uma sala que vivia com as janelas e cortinas fechadas, e lâmpadas acesas, pode, por exemplo, virar um espaço de confraternização utilizando a iluminação natural.
Gestão de resíduos
Um dos principais desafios que contribuem para o baixo índice da correta destinação de resíduos industriais é a dificuldade enfrentada pelas indústrias no controle e na gestão adequada dos resíduos, bem como em assegurar a conformidade com a legislação vigente.
É por isso que estratégias que auxiliam na melhor gestão e destinação de resíduos devem existir, como a separação dos recicláveis e a adoção da reutilização de materiais antes de descartá-los, bem como o consumo consciente dentro da empresa.
Agora que você sabe todas essas tendências de sustentabilidade, o que está esperando para mudar algumas atitudes dentro da sua empresa e aos poucos mudar a realidade de agora e do futuro?
Aproveite para conhecer o nosso trabalho! Somos o primeiro site criado para a contratação de serviços de coleta de resíduos que, além de destinar para os locais corretos, adota práticas sustentáveis em todas as etapas do trabalho. Entre em contato.