Você sabe quais são os tipos de reciclagem?

Você sabe quais são os tipos de reciclagem?

Muito se tem falado sobre a fundamental importância no reaproveitamento dos materiais, no entanto, poucos conhecem os tipos de reciclagem existentes.

Cada vez mais, torna-se necessário que os resíduos sólidos recebam o tratamento adequado, evitando que venham a ser descartados em:

  • aterros sanitários,
  • lixões,
  • meio ambiente.

Infelizmente, os números não são os desejados, uma vez que segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA), no Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos produzidos são remetidos a um processo de reciclagem.

A mesma associação mostra que em países com renda e grau de desenvolvimento econômico parecido com o nosso, esses índices atingem os 16%.

Neste post, apresentaremos os tipos de reciclagem que podem fazer parte do dia a dia da sociedade brasileira e de que maneira você pode contribuir para melhorarmos essa complicada situação. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Quais são os tipos de reciclagem?

Muitas pessoas não imaginam que existem três tipos de reciclagem que podem contribuir de forma efetiva na melhora dos nossos índices e gerar riquezas para nossa economia e sociedade. Vamos conhecê-las:

Mecânica

O processo mecânico de reciclagem é o mais conhecido por todos, pois se trata de coletar, separar, processar e encaminhar os resíduos sólidos para indústrias que venham a utilizar esse material como matéria-prima nas suas linhas de produção.

É o caso do processamento de:

  • plástico,
  • papel,
  • vidro,
  • alumínio,
  • ferro, etc.

Esse processo, além de possibilitar o reaproveitamento dos resíduos descartados pela sociedade, diminui significativamente a retirada de material virgem da natureza, o que também é muito importante para o ecossistema do planeta.

Química

Dentre os tipos de reciclagem, a química está dando os seus primeiros passos, pois se trata de um processo complexo onde são trabalhadas as estruturas dos materiais, portanto, a decomposição de um objeto à sua composição primária. 

Possivelmente, essa tecnologia será dirigida aos resíduos que não possam ser tratados nas duas outras opções, no entanto, atualmente está em fase de experimentação, ou seja, estudada nos laboratórios.

Energética

Por fim, chegamos a reciclagem energética, ou seja, aquela que através da incineração dos materiais gera energia térmica e elétrica.

Essa solução é bastante utilizada na Europa e no Japão, especialmente nas grandes cidades onde as áreas livres são poucas e os aterros sanitários passam a ser um problema em função do espaço que exigem.

Essa solução necessita de investimentos do poder público, pois o retorno econômico não atende as expectativas das empresas privadas.

Apesar disso, é uma ótima solução para a eliminação dos resíduos, contribuindo na diversificação da matriz energética das nações.

Como contribuir para o processo de reciclagem?

Diante desses três tipos de reciclagem, vem a pergunta: 

“Como minha empresa pode contribuir com esse processo?”

Independente do destino que será dado aos resíduos sólidos que podem ser reciclados, o fato é que eles precisam ser separados e encaminhados para os locais devidos.

Isso significa contar com empresas especializadas na coleta e destinação desse material, garantindo que a legislação seja cumprida e que efetivamente os materiais descartados possam ser aproveitados.

O potencial brasileiro para que a reciclagem se torne uma realidade e um sucesso é enorme, necessitando apenas da conscientização da sociedade e especialmente da contribuição das empresas para com o assunto, afinal, elas são as grandes geradoras de resíduos sólidos no país.

Agora que você conhece mais a respeito dos tipos de reciclagem, leia também nosso post que apresenta os mitos envolvidos nesse processo!